Pesquisa em Políticas Educacionais: apontamentos sobre Estado e Hegemonia em Gramsci

Autor/innen

  • Kelly Letícia da Silva Sakata UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE-UNICENTRO
  • Michelle Fernandes Lima UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE-UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.005

Abstract

Resumo: O presente texto objetiva refletir sobre as categorias Estado e hegemonia em Antônio Gramsci (1891-1937), enquanto aporte teórico utilizado nas pesquisas em políticas educacionais. Para tanto indicou, por um viés histórico, o campo das pesquisas em políticas educacionais no Brasil e a utilização da base teórica gramsciana, principalmente o uso das categorias Estado e hegemonia. Após, discutiu o conceito de Estado em Gramsci e, por fim, problematizou o conceito de hegemonia e sua relação com o Estado. Ainda considerou que, segundo alguns autores (Lustosa, 2016; Schelesener, 2014), houve equívocos na utilização da categoria Estado da teoria gramsciana no Brasil. O conceito de Estado em Gramsci possui avanços dentro da tradição marxista, e a relação de Estado com a categoria hegemonia sinaliza para um pensamento de ação contra-hegemônica da classe subalterna no âmbito da sociedade civil.

 

Palavras-chave: Perspectiva epistemológica. Políticas educacionais. Gramsci. Estado. Hegemonia.

Metriken

Metriken werden geladen ...

Autor/innen-Biografien

Kelly Letícia da Silva Sakata, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE-UNICENTRO

Professora Colégio SEPAM-PR. Mestranda em Educação, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO­– Campus Irati-Paraná. Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Integrante do Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão em Educação (UNICENTRO/IRATI-PR), http://www2.unicentro.br/gepoge/quem-somos/.

Michelle Fernandes Lima, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE-UNICENTRO

Professora da Universidade Estadual do Centro Oeste: Campus Irati ( PR). Doutora em educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR. Pós Doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE/UEPG). Líder do grupo de pesquisa Estado, Politicas e Gestão da Educação (UNICENTRO/IRATI-PR).

Literaturhinweise

BIANCHI, A. Minicurso sobre o pensamento político de Antônio Gramsci: Aula 2. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=zxwzNZtFS7MB>. Acesso em: 21 dez. 2017.

CARPEAUX, O. M. A vida de Gramsci. Disponível em: <http://www.artnet.com.br/gramsci/arquiv79.htm>. Acesso em: 3 jun. 2017.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Vol. 3. (Maquiavel - notas sobre o Estado e a Política). 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

GRUPPI, L. Tudo começou com Maquiavel: as concepções de Estado em Marx, Engels, Lênin e Gramsci. Porto Alegre: L&PM editores, 1986.

KRAWCZYK, N. A historicidade da pesquisa em política educacional: o caso do Brasil. Jornal de políticas educacionais, Curitiba, v. 6, n. 12, p. 03-11, jul./dez. 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/jpe.v6i12.32270

LUSTOSA, E. O conceito de estado em Gramsci e as suas apropriações nas pesquisas sobre políticas educacionais. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO, Irati, 2016.

MAINARDES, J. Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico-metodológicas. Contrapontos, Itajaí, v. 9, n. 1, p. 4-16, jan./abr. 2009.

MAINARDES, J. A pesquisa sobre política educacional no Brasil: análise de aspectos teórico-epistemológicos. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 33, p. 1- 25, 2017. DOI: https://dx.doi.org/10.1590/0102-4698173480

MARX, K.; ENGELS, F. Feuerbach e História. In: MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia Alemã. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007. Disponível em: <http://abdet.com.br/site/wp-content/uploads/2014/12/A-Ideologia-Alem%C3%A3.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2018. p. 29-77.

NEVES, L. M. W. (Org.) A direita para o social e a esquerda para o capital: intelectuais da nova pedagogia da hegemonia no Brasil. São Paulo: Xamã, 2010.

NOSELLA, P. Antônio Gramsci Caderno 12: apresentação, comentários e revisão da tradução. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 12., 1989, São Paulo. Anais... São Paulo: Faculdade de Educação-USP, 1989.

PERONI, V. Política educacional e papel do Estado: no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2003.

SANTOS, A. L. F.; AZEVEDO, J. M. L. A pós-graduação no Brasil, a pesquisa em educação e os estudos sobre a política educacional: os contornos da constituição de um campo acadêmico. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 42, p. 534-550, set./dez. 2009. DOI: https://dx. doi.org/10.1590/s1413-24782009000300010

SAVIANI, D. Gramsci e a Educação no Brasil: para uma teoria gramsciana da educação e da escola. Disponível em: <http://www.igsbrasil.org/biblioteca/artigos/material/1447190212Demerval_Saviani.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2017.

SAVIANI, D. Epistemologias da política educacional: algumas precisões conceituais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2, n. 1, jan./jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5212/retepe.v.2.002

SCHELESENER, A. H. Filosofia, política e educação: leituras de Antônio Gramsci. Curitiba: UTP, 2014.

SHEEN, M. R. C. C. A política educacional como momento de hegemonia: notas metodológicas a partir das contribuições de Antônio Gramsci. HISTEDBR On-line. Campinas, n. 25, p. 3-12, mar. 2007.

SILVA, A.; JACOMINI, M. A. A pós-graduação e a produção acadêmica em políticas educacionais: Questões epistemológicas. In: JORNADAS LATINOAMERICANAS DE ESTUDOS EPISTEMOLÓGICOS EM POLÍTICA EDUCATIVA, 2., 2014, Curitiba. Anais... Curitiba: RELEPE, 2014. p. 01-25.

SOSSAI, F. C. Anotações sobre o conceito de campo e os estudos em políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 2, jul./ dez. 2016.

STREMEL, S. A constituição do campo acadêmico da Política Educacional no Brasil. 2016. 316f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016.

STREMEL, S. Aspectos teórico-metodológicos para a análise da constituição do campo acadêmico da política educacional no Brasil. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 2, n. 1, jan./jun. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5212/retepe.v.2.001

TELLO, C. Las epistemologías de la política educativa: vigilancia y posicionamiento epistemológico del investigador en política educativa. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 7, n. 1, p. 53-68, jun. 2012. DOI: https://dx.doi.org/10.5212/PraxEduc.v.7i1.0003

TELLO, C.; ALMEIDA, M. L. P. (Orgs.). Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em política educacional. Campinas: Mercado de Letras, 2013.

TELLO, C.; MAINARDES, J. Revistando o enfoque das epistemologias da política educacional. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 153-178, jan./jun. 2015. DOI: https://dx.doi.org/10.5212/praxeduc.v.10i1.0007

TONET, I. Socialismo e democracia. 2007. Disponível em: <http://ivotonet.xpg.uol.com.br/arquivos/cidadao_ou_homem_livre.pdf>. Acesso em: 03 jul. 2017.

Veröffentlicht

2018-04-02

Zitationsvorschlag

SAKATA, K. L. da S.; LIMA, M. F. Pesquisa em Políticas Educacionais: apontamentos sobre Estado e Hegemonia em Gramsci. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 3, p. 1–13, 2018. DOI: 10.5212/retepe.v.3.005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/11043. Acesso em: 21 nov. 2024.

Ausgabe

Rubrik

Artículos