Referencial teórico para estudos em política educacional: articulações epistemológicas e entrecruzamentos possíveis

Autores

  • Joane Vilela Pinto Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Yoshie Ussami Ferrari Leite Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” https://orcid.org/0000-0003-4410-1236

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.9.24263.016

Resumo

Este texto explora possibilidades teóricas para o estudo de políticas educacionais, sugerindo a adoção da abordagem do ciclo de políticas, que abrange os contextos da influência, produção de texto e prática. Complementarmente, a teoria da atuação é proposta com o objetivo de aprofundar a compreensão de como as políticas são implementadas na prática. Metodologicamente, recomenda-se a utilização de princípios da pesquisa narrativa e (auto)biográfica, que valorizam subjetividades, percepções e significados. Essas abordagens de pesquisa destacam as experiências, inspirações, sentimentos e significados das pessoas envolvidas, privilegiando a primazia das suas vivências. Argumenta-se que centralizar a compreensão das políticas no sujeito individual e coletivo facilita a apreensão das práticas que concretizam os significados das políticas educacionais formuladas e implementadas. O texto organiza-se inicialmente pela apresentação e explicitação dos referenciais teóricos propostos, seguida pela discussão das possíveis interseções, com o objetivo de compreender como as políticas públicas impactam e são influenciadas pela condição humana.

Palavras-chave: Abordagem do ciclo de políticas. Teoria da atuação. Pesquisa (auto)biográfica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joane Vilela Pinto, Universidade Estadual do Centro Oeste

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Paraná, Brasil. Professora da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro).

Yoshie Ussami Ferrari Leite, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Professora aposentada da Unesp, colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/Unesp), Presidente Prudente – SP.

Downloads

Publicado

2024-11-25

Como Citar

PINTO, J. V.; LEITE, Y. U. F. Referencial teórico para estudos em política educacional: articulações epistemológicas e entrecruzamentos possíveis. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 9, p. 1–24, 2024. DOI: 10.5212/retepe.v.9.24263.016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/24263. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artículos