Pesquisas sobre políticas para Educação Infantil: memória bibliográfica, base de dados e epistemologia

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5212/retepe.v.6.18113.007

Résumé

Este artigo insere-se no campo da pesquisa sobre pesquisas e apresenta reflexões que buscam aproximar epistemologia, memória bibliográfica e base de dados, na compreensão das pesquisas sobre políticas para Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica no Brasil. O conceito de política é mobilizado para examinar as pesquisas sobre as políticas educacionais voltadas ao atendimento da primeira infância e para problematizar, de um ponto de vista epistemológico, a consistência dos aportes teóricos e metodológicos adotados pelos/as pesquisadores/as dessa área de estudo. Como resultado da análise de autores/as e textos mais citados na base de dados, indicam-se três campos conceituais: estudos mais gerais que contribuem para pesquisas em políticas para a infância, como Barroso (2005) e Mainardes (2006); estudos que investigam políticas para atendimento às crianças, tais como Kramer (1995) e Rosemberg (2002); e estudos sobre políticas para a Educação Infantil, como Campos (1994) e Barreto (2003). Nos três campos conceituais, a discussão e o aprofundamento da análise a partir do Enfoque das Epistemologias da Política Educacional (EEPE) revelaram-se pertinentes e adequados.

Palavras-chave:  Políticas. Educação Infantil. Memória Bibliográfica. Base de dados. Epistemologia.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Bibliographies de l'auteur-e

Ademilson de Sousa Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Associado do Departamento de Administração Escolar (DAE) da Faculdade de Educação da UFMG; professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFMG e integrante do Núcleo Estudos e Pesquisas e em Infância e Educação Infantil (NEPEI-FaE-UFMG).

João Marcelo dos Santos Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Educação pelo PPGE/UFMG e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPEI-FaE-UFMG).

Paola de Castro dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Educação pelo PPGE/UFMG e integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPEI-FaE-UFMG).

Téléchargements

Publié-e

2021-07-19

Comment citer

DE SOUSA SOARES, A.; DOS SANTOS PEREIRA, J. M.; DE CASTRO DOS SANTOS, P. Pesquisas sobre políticas para Educação Infantil: memória bibliográfica, base de dados e epistemologia. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 6, p. 1–18, 2021. DOI: 10.5212/retepe.v.6.18113.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/18113. Acesso em: 24 août. 2024.

Numéro

Rubrique

Metapesquisa no campo da Política Educacional