Antigos atores, novas propostas: o IAS como protagonista na promoção das competências socioemocionais na Educação Básica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.8.21621.007Abstract
Atores que tradicionalmente desenvolvem articulações em redes políticas implicadas na redefinição do conteúdo da educação pública brasileira têm como característica a capilaridade para que suas propostas acolham ideias singulares e alcancem adesão. Neste estudo, analisa-se a atuação do Instituto Ayrton Senna (IAS) na promoção das competências socioemocionais nos currículos da Educação Básica por meio do exame de materiais (como documentos orientadores e matérias jornalísticas), disponíveis em seu website, que elucidam suas estratégias de ação e suas intenções formativas. Com isso, busca-se esclarecer suas capacidades, o alcance de suas relações e o modo como prioriza tal conteúdo em suas propostas, o que é feito com o apoio teórico-metodológico da etnografia de redes. O problema de pesquisa sintetiza-se em: Como o IAS atua na promoção das competências socioemocionais nos currículos da Educação Básica? Por meio da análise, identifica-se a presença constante do IAS em programas e projetos que objetivam legitimar conteúdos singulares na Educação Básica, percebendo-se seu engajamento recente para que competências socioemocionais sejam apropriadas pelas escolas em suas práticas, agindo em diferentes frentes e associando-se a outros atores distintos. O estudo aponta o engajamento de suas propostas com as necessidades hodiernas da organização produtiva, que tem exigido, em meio a um capitalismo afetivo, a promoção do gerenciamento emocional dos sujeitos.
Palavras-chave: Políticas educacionais. Currículo escolar. Competências socioemocionais. Redes políticas. Etnografia de redes.
Metriken
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.