Research on education policy: a study on the work group 5 of the National Association for Research and Post-graduate Studies (ANPEd)
Abstract
Abstract: This paper presents the main epistemological traits that characterize the academic production on education policy referenced by the National Association for Research and Graduate Studies (ANPEd). The research examined the abstracts and works approved by the Work Group 5 State and Education Policy, between 2000 and 2009, from the analytical assumptions of the historical and dialectical materialism. The main features point to an overlap of theoretical approaches - they incorporate different paradigms, some linked to dialectical materialism, but they often keep functionalist characteristics.
Keywords: Epistemology of education policies. Public policies. Educational research. ANPEd. Work Group 5.
Metrics
References
Andrade, M. D. P. (2002). Os Conselhos do FUNDEF: a dinâmica de implementação em municípios goianos. Trabalho apresentado na 25ª Reunião Anual da ANPEd. 2002. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Disponível em www.anped.org.br. Acesso em 20 de setembro de 2012.
ANPEd. (2006). Estatuto. Atualizado em 2006. Disponível em http://www.anped.org.br/docs/documentos/estatuto_atualizado.pdf. Acesso em 16 de maio de 2011.
Arosa, A. de C. C. (2013). A produção acadêmico-científica sobre política educacional no GT-5 DA ANPED (2000 a 2009). Tese de Doutorado. Rio de Janeiro. UFRJ.
Azevedo, J. M. L. e Aguiar, M. Â. (2001). “A produção do conhecimento sobre a política educacional no Brasil: um olhar a partir da ANPED”. Educação & Sociedade, v.22, n. 77, pp 49-70.
Campos, R. F. (2005). Fazer mais com menos – gestão educacional na perspectiva da CEPAL e da UNESCO. Trabalho apresentado na 28ª Reunião Anual da ANPEd. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Disponível em www.anped.org.br. Acesso em: 15 de julho de 2010.
Charlot, B. (2006). “A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber”. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, pp. 7-18.
Fairclough, N. (2001). Discurso e Mudança Social. Brasília: UNB.
Ferraro, A. R. (2005). “A ANPEd, a pós-graduação, a pesquisa e a veiculação da produção intelectual na área da educação”. Revista Brasileira de Educação, n. 30, pp. 47-69.
Guimaraes, E. R. (2005). Política para o Ensino Médio e Educação Profissional. Trabalho apresentado na 28ª Reunião Anual da ANPEd. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Disponível em www.anped.org.br. Acesso em 15 de julho de 2010.
Ianni, O. (2011). A sociologia e o mundo moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Kingdon, J. (1995). Agendas, alternatives, and public policies. Boston: Little, Brown.
Lopes, P. R. C. (2000). Democracia e Escola – Lições dos Eleitores de Diretores das Redes Públicas de Ensino. Trabalho apresentado na 23º Reunião Anual da ANPEd. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. 2000. Disponível em www.anped.org.br. Acesso em: 15 de julho de 2012.
Mainardes, J. (2009). “Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico-metodológicas”. Contrapontos, v. 9, n.1, pp. 4-16.
Marques, L. R. (2001). O projeto político pedagógico e a construção da autonomia e da democracia na escola nas representações sociais dos conselheiros. Trabalho apresentado na 24º Reunião Anual da ANPEd. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Disponível em www.anped.org.br. 2001. Acesso em 15 de julho de 2011.
Masson G. (2007). “Materialismo histórico e dialético: uma discussão sobre as categorias centrais”. Práxis Educativa, v. 2, n. 2, pp. 105- 114.
Monfredini, I.; Russo, M. H. (2003). O projeto político-pedagógico e a gestão em escolas municipais paulistanas. Trabalho apresentado na 26ª Reunião Anual da ANPEd. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Disponível em www.anped.org.br. Acesso em: 15 de julho de 2010.
Nobre. D. B. (2001). Processos de construção de políticas públicas em educação escolar indígena no estado do Rio de Janeiro. Trabalho apresentado na 24º Reunião Anual da ANPEd. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. 2001. Disponível em www.anped.org.br. Acesso em: 15 de julho de 2011.
Oliveira, L. C. V.; Alves, M. L. (2002). A escolha de dirigentes escolares como instituinte da gestão democrática: caminhos e descaminhos. Trabalho apresentado na 25ª Reunião Anual da ANPEd. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Disponível em www.anped.org.br. Acesso em 15 de julho de 2010.
Semeraro, G. (2002). “Anotações para uma teoria do conhecimento em Gramsci”. Revista Brasileira de Educação, n. 16, pp. 95-104.
Silva, A. A.; Scaff, E. A. S. e Jacomini, M. A. (2010). Políticas Públicas e Educação: o legado da ANPEd para a construção da área no período 2000-2009. Trabalho apresentado na 33ª Reunião Anual da ANPEd – GT5. Disponível em www.anped.org.br . Acesso e 23 de maio de 2011.
Souza, C. (2006). “Políticas públicas: uma revisão da literatura”. Sociologias, v.8, n.16, pp.20-45.
Teixeira, L. H. G. (2000). Seleção de diretores de escola: avanços, pausas e recuos de um processo. Trabalho apresentado na 23º Reunião Anual da ANPEd. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. 2000. Disponível em www.anped.org.br. Acesso em 15 de julho de 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.