La investigación sobre política educativa: un estudio del GT5 de la ANPEd

Autores/as

  • Armando de Castro Cerqueira Arosa Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumen

Resumen: Este artículo presenta los principales trazos epistemológicos que caracterizan la producción académica sobre política educativa referenciada por la Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd). La investigación examinó los resúmenes y los trabajos aprobados por el GT-5 Estado e Políticas Educacionais, entre 2000 y 2009, partiendo de presupuestos analíticos del materialismo histórico y dialéctico. Los trazos principales apuntan a una superposición de abordajes teóricos - se incorporan distintos paradigmas, algunos ligados al materialismo dialéctico, pero se mantienen, muchas veces, características funcionalistas.    

 

Palabras clave: Epistemologías de las políticas educativas. Políticas Públicas. Investigación Educativa. ANPEd. GT5.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

Andrade, M. D. P. (2002). Os Conselhos do FUNDEF: a dinâmica de implementação em municípios goianos. Trabalho apresentado na 25ª Reunião Anual da ANPEd. 2002. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Disponível em www.anped.org.br. Acesso em 20 de setembro de 2012.

ANPEd. (2006). Estatuto. Atualizado em 2006. Disponível em http://www.anped.org.br/docs/documentos/estatuto_atualizado.pdf. Acesso em 16 de maio de 2011.

Arosa, A. de C. C. (2013). A produção acadêmico-científica sobre política educacional no GT-5 DA ANPED (2000 a 2009). Tese de Doutorado. Rio de Janeiro. UFRJ.

Azevedo, J. M. L. e Aguiar, M. Â. (2001). “A produção do conhecimento sobre a política educacional no Brasil: um olhar a partir da ANPED”. Educação & Sociedade, v.22, n. 77, pp 49-70.

Campos, R. F. (2005). Fazer mais com menos – gestão educacional na perspectiva da CEPAL e da UNESCO. Trabalho apresentado na 28ª Reunião Anual da ANPEd. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Disponível em www.anped.org.br. Acesso em: 15 de julho de 2010.

Charlot, B. (2006). “A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber”. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, pp. 7-18.

Fairclough, N. (2001). Discurso e Mudança Social. Brasília: UNB.

Ferraro, A. R. (2005). “A ANPEd, a pós-graduação, a pesquisa e a veiculação da produção intelectual na área da educação”. Revista Brasileira de Educação, n. 30, pp. 47-69.

Guimaraes, E. R. (2005). Política para o Ensino Médio e Educação Profissional. Trabalho apresentado na 28ª Reunião Anual da ANPEd. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Disponível em www.anped.org.br. Acesso em 15 de julho de 2010.

Ianni, O. (2011). A sociologia e o mundo moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Kingdon, J. (1995). Agendas, alternatives, and public policies. Boston: Little, Brown.

Lopes, P. R. C. (2000). Democracia e Escola – Lições dos Eleitores de Diretores das Redes Públicas de Ensino. Trabalho apresentado na 23º Reunião Anual da ANPEd. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. 2000. Disponível em www.anped.org.br. Acesso em: 15 de julho de 2012.

Mainardes, J. (2009). “Análise de políticas educacionais: breves considerações teórico-metodológicas”. Contrapontos, v. 9, n.1, pp. 4-16.

Marques, L. R. (2001). O projeto político pedagógico e a construção da autonomia e da democracia na escola nas representações sociais dos conselheiros. Trabalho apresentado na 24º Reunião Anual da ANPEd. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Disponível em www.anped.org.br. 2001. Acesso em 15 de julho de 2011.

Masson G. (2007). “Materialismo histórico e dialético: uma discussão sobre as categorias centrais”. Práxis Educativa, v. 2, n. 2, pp. 105- 114.

Monfredini, I.; Russo, M. H. (2003). O projeto político-pedagógico e a gestão em escolas municipais paulistanas. Trabalho apresentado na 26ª Reunião Anual da ANPEd. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Disponível em www.anped.org.br. Acesso em: 15 de julho de 2010.

Nobre. D. B. (2001). Processos de construção de políticas públicas em educação escolar indígena no estado do Rio de Janeiro. Trabalho apresentado na 24º Reunião Anual da ANPEd. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. 2001. Disponível em www.anped.org.br. Acesso em: 15 de julho de 2011.

Oliveira, L. C. V.; Alves, M. L. (2002). A escolha de dirigentes escolares como instituinte da gestão democrática: caminhos e descaminhos. Trabalho apresentado na 25ª Reunião Anual da ANPEd. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. Disponível em www.anped.org.br. Acesso em 15 de julho de 2010.

Semeraro, G. (2002). “Anotações para uma teoria do conhecimento em Gramsci”. Revista Brasileira de Educação, n. 16, pp. 95-104.

Silva, A. A.; Scaff, E. A. S. e Jacomini, M. A. (2010). Políticas Públicas e Educação: o legado da ANPEd para a construção da área no período 2000-2009. Trabalho apresentado na 33ª Reunião Anual da ANPEd – GT5. Disponível em www.anped.org.br . Acesso e 23 de maio de 2011.

Souza, C. (2006). “Políticas públicas: uma revisão da literatura”. Sociologias, v.8, n.16, pp.20-45.

Teixeira, L. H. G. (2000). Seleção de diretores de escola: avanços, pausas e recuos de um processo. Trabalho apresentado na 23º Reunião Anual da ANPEd. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação. 2000. Disponível em www.anped.org.br. Acesso em 15 de julho de 2012.

Publicado

2017-08-13

Cómo citar

AROSA, A. de C. C. La investigación sobre política educativa: un estudio del GT5 de la ANPEd. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 10–29, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/10447. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos