Justice in education: an analysis of the quota policy of the Federal Instituto of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro (IFRJ)
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.006Abstract
Abstract: Several studies have found in the theory of justice as fairness of Rawls one of the references for the discussion of inequalities between different social groups. Two principles guide this theory: the principle of equal freedom and the second principle, which is divided into two: equality of opportunities and the difference principle. Both principles support Rawls's theory as a normative conception that guides the basic structure of a modern constitutional democracy in which political, social, and economic institutions combine to create a system of social co-operation. In light of the epistemological matrix underlying this theory, the present study proposes to analyze the formulation and implementation of Law n. 2.711/2012 (BRASIL, 2012) at the Federal Institute of Rio de Janeiro. The question guiding the study is: is the policy formulation and implementation consistent with a public and liberal political culture as defined by Rawls? To answer this question, the study discusses the epistemological basis of the theory to assess whether the formulation and implementation of policy is, at least normatively, consistent with the theory of justice as fairness.
Keywords: Justice as fairness. Affirmative action. Epistemology. Public reason. Public political culture.
Metrics
References
ALVES, M. T.; SOARES, J. F.; XAVIER, F. P. Desigualdades educacionais no ensino fundamental de 2005 a 2013: hiato entre grupos sociais. Revista Brasileira de Sociologia, v. 4, n. 7, p. 49-81, jan./jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.20336/rbs.150
BANNELL, R. I. Razão e educação política: crítica de um fragmento da ideologia liberal. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 20, n. 2, p. 195-229, jul./out. 2015. DOI: https://doi.org/10.22195/2447-5246v20n220152928
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 dez. 2008.
BRASIL. Decreto n. 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 jul. 2010.
BRASIL. Lei n. 2.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 ago. 2012.
BRASIL. Portaria n. 447, de 24 de maio de 2017. Estabelece diretrizes para o planejamento e a operacionalização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no ano de 2017. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 maio 2017.
HABERMAS, J. Mudança estrutural da esfera pública. São Paulo: UNESP, 2014.
IFRJ. Instituto Federal do Rio de Janeiro. Prestação de Contas Ordinária Anual. Relatório de Gestão do exercício de 2016. Disponível em: <https://portal.ifrj.edu.br/sites/default/files/IFRJ/PROAD/relatorio_de_gestao_2016.finalizado.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2018.
IFRJ. Instituto Federal do Rio de Janeiro. Manual da Assistência Estudantil do IFRJ – 2017. Disponível em: <http://portal.ifrj.edu.br/ckfinder/userfiles/files/DIRAE/2017.pdf>. Acesso em: 4 mar. 2018.
OLIVEIRA, N. Rawls. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
PIOVESAN, F. Ações afirmativas no Brasil: desafios e perspectivas. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 6. n. 3, p. 887-896, set./dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-026x2008000300010
RAWLS, J. O Liberalismo político. Tradução de Dinah de Abreu Azevedo. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 2000.
RAWLS, J. La justice comme équité: une réformulation de Théorie de la justice. France, 2008.
RIBEIRO, V. Justiça na escola e regulação institucional em redes de ensino do Estado de São Paulo. 2012. 489 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
SILVA, S. R. Formação moral em Rawls. Campinas: Alínea, 2003.
SILVA, S. R. Instrução pública e formação moral: a gênese do sujeito liberal segundo Condorcet. São Paulo: Autores Associados, 2004.
VALLE, I. R. Justiça na escola: das desigualdades justas à igualdade sem adjetivos. In: VALLE, I. R.; SILVA, V. L. G.; DAROS, M. D. (Orgs.). Educação escolar e justiça social. Florianópolis: Núcleo de Publicações do Centro de Ciências da Educação/ UFSC, 2010. p. 19-48.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.