Justiça na educação: uma análise da política de cotas no Instituto Federal de Educação, Ciudadanía y Tecnología do Río de Janeiro (IFRJ)

Autores/as

  • Naira Muylaert Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0001-5161-0501
  • Alicia Bonamino Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Ralph Bannell Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.4.006

Resumen

Resumen: Diversos estudios han buscado en la teoría de la justicia como equidad (RAWLS, 2008) una de las referencias para la discusión sobre las desigualdades entre los diferentes grupos sociales. Dos principios orientan esta teoría: el principio de igual libertad y el segundo principio, que se divide en dos: igualdad equitativa de oportunidades y el principio de la diferencia. Ambos principios sostienen la teoría de Rawls caracterizada como una concepción normativa que orienta la estructura básica de una democracia constitucional moderna en la que las instituciones políticas, sociales y económicas se combinan para crear un sistema de cooperación social. A la luz de la matriz epistemológica subyacente a esta teoría, el presente estudio se propone analizar la formulación y la aplicación de la Ley n. 2.711/2012 en el Instituto Federal do Rio de Janeiro. La pregunta que guía el estudio es: ¿la forma en que la política es formulada y se implementa es consistente con una cultura política, pública y liberal, según Rawls? Para responder esta pregunta, el estudio discute las bases epistemológicas de la teoría para evaluar si la formulación y la aplicación de la política es, al menos en el plano normativo, coherente con la teoría de la justicia como equidad.

 

Palabras clave: Justicia como equidad. Política de cuotas. Epistemología. Razón pública. Cultura política pública.

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Biografía del autor/a

Naira Muylaert, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

É formada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2007); Mestre em Educação (2002) e Doutora em Ciências Humanas - Educação (2016) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Realizou o Programa de Doutorado Sanduíche (2014) na L´Université de Génève. Trabalhou como analista de avaliação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e atualmente é bolsista de PNPD - Programa Nacional de Pós Doutorado no departamento de educação da PUC-Rio. Desde 2010 atua como pesquisadora no Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd) da PUC-Rio. Área de interesse voltada para os seguintes temas: políticas públicas em educação; implementação de políticas públicas; políticas de ação afirmativa; desigualdades educacionais; ensino médio profissionalizante e gestão escolar.

Alicia Bonamino, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1984), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Pesquisadora do laboratório de Avaliação da EducaÇào ? LAEd. Tem experiência de pesquisa e ensino na área de Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da educação básica, aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental e desigualdades educacionais.

Ralph Bannell, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Possui graduação em Philosophy - University Of Stirling, Escócia e University of Berkeley, USA (1980), mestrado em Social And Political Thought - University of Sussex (1981) e doutorado em Social And Political Thought - University of Sussex (1991). Atualmente é professor associado e Diretor do Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Especializa em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia de aprendizagem; racionalidade e educação; educação, ética e política; educação, cultura e comunicação; cognição, aprendizagem e a estética do entendimento; É autor do livro Habermas e a Educação, publicado pela Autêntica em 2006 (2a edição 2013), co-organisador do livro Educação para a Cidadania e os Limites do Liberalismo, publicado em 2011 pela 7 Letras/FAPERJ, co-autor do livro Educação no Século XXI: Cognição, tecnologias e aprendizagens (2016 PUC-Rio/ Vozes, Petrópolis) além de artigos e capítulos de livros nacionais e internacionais. Foi Visiting Academic (2010-2011) e Visiting Fellow (2014) no Institute of Education, Universidade de Londres. Também foi Vice Decano (Graduação), do Centro de Teologia e Ciências Humanas, na PUC-Rio, além de Coordenador do GT Filosofia da Educação da ANPEd e Presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE).

Citas

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Publicado

2019-03-09

Cómo citar

MUYLAERT, N.; BONAMINO, A.; BANNELL, R. Justiça na educação: uma análise da política de cotas no Instituto Federal de Educação, Ciudadanía y Tecnología do Río de Janeiro (IFRJ). Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 4, p. 1–19, 2019. DOI: 10.5212/retepe.v.4.006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/12980. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Implementação de Políticas Educacionais: debates teóricos e problematizações