A performatividade butleriana como epistemologia em políticas educacionais

Autores

  • Allan Henrique Bacelar da Silva Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Juliane Sachser Angnes Universidade Estadual do Centro-Oeste https://orcid.org/0000-0002-4887-7042

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.10.25317.012

Resumo

As proposições deste trabalho se dão a partir das implicações teóricas de Judith Butler (2015) em torno da performatividade. Adiante, também, as inflexões da performatividade como epistemologia, sua relação com a produtividade de gênero, sexo e sexualidade, e como isso pode ser aplicado à pesquisa em políticas educacionais. Para tanto, é fundamental considerar alguns conceitos centrais da epistemologia butleriana, além dos processos identitários nas políticas educacionais, como gênero, sexo, discurso, teoria queer e performatividade. Dessa maneira, a performatividade é aqui entendida como uma epistemologia totalmente diferente de performance, ainda mais quando a leitura for feita nos moldes da obra Problema de gênero (Butler, 2015), que oferece contribuições conceituais valiosas para as pesquisas em políticas educacionais. A obra mencionada desafia a questionar concepções fixas de identidade, ou mesmo de identidades, ressaltando a importância da diversidade e propondo possibilidades epistêmicas mais sensíveis às diferenças abjetas, desa-sujeitadas. A aplicação da teoria queer na pesquisa em políticas educacionais atua como um recurso pós-crítico, permitindo uma análise das normas dominantes de gênero e sexualidade nas instituições educacionais. Além disso, promove estratégias de transformação e resistência, buscando uma educação igualitária aos corpos abjetos/dissidentes, pois acredita-se que essa perspectiva desafia as discriminações enfrentadas por esses corpos, passando a funcionar como uma forma de questionamento.

Palavras-chave: Queer. Performatividade. Epistemologia. Gênero. Políticas educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Allan Henrique Bacelar da Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Paraná.

Juliane Sachser Angnes, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora efetiva da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) vinculada ao Departamento de Secretariado Executivo e aos Programas de Pós-Graduação em Administração (Mestrado Profissional) e em Educação (Mestrado e Doutorado).

Downloads

Publicado

2025-11-05

Como Citar

SILVA, A. H. B. da; ANGNES, J. S. A performatividade butleriana como epistemologia em políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 10, p. 1–10, 2025. DOI: 10.5212/retepe.v.10.25317.012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/25317. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artículos