“Nuevas” formas y modelos de gobernanza y gestión de la educación y de la escuela: materializaciones, tendencias y direcciones evidenciadas en las tesis de investigadores brasileños

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.6.17373.001

Resumen

Este artículo tiene como objetivo rastrear el estado del conocimiento sobre gestión de la educación y de la escuela, a partir de los hitos de la reforma neoliberal, resaltados en la investigación académica a nivel de doctorado (tesis) elaborada por investigadores brasileños. Para tanto, analizamos el resumen de 25 tesis, recopilado en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD). Para la interpretación de los datos utilizamos las técnicas de Análisis de Contenido propuestas por Bardin (2016). Las investigaciones muestran que la gestión de la educación y de la escuela han experimentado cambios con la adopción de "nuevas" formas y modelos de gobernanza, con principios de gerencialismo y con la nueva gestión pública, asumiendo características empresariales. El desempeño de los actores privados, del tercer sector y del sector estatal se evidenció a través de diferentes arreglos y combinaciones en la formulación, conducción y ejecución de políticas, gestión y provisión de educación. Se nota que hay un vaciamiento del concepto de gestión democrática impreso en la legislación brasileña. Las tesis son consistentes con la literatura sobre el tema, presentando una lectura crítica y actual, sin embargo, existen vacíos respecto al amplio panorama y a las recientes transformaciones y lineamientos evidenciados en el contexto brasileño.

Palabras clave: Estado del conocimiento. Políticas educativas. Gestión de la educación y de la escuela. Gobernanza.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Janete Palú, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na Linha de Políticas Educacionais. Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó-SC, turma 2017/2, na linha de Políticas Educacionais. Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão e Inovação Educacional (GPEGIE) da UFFS/Campus Chapecó e do Grupo de Pesquisa "Políticas e Gestão da Educação" da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui graduação em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ-2002). Especialização em Ciências Sociais: História e Geografia - Faculdade de Itapiranga (FAI-2003). Especialização em Educação na Diversidade com Ênfase na Educação de Jovens e Adultos - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC-2013). Especialização em Educação na Cultura Digital- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-2016). É professora de história (20 horas) da Rede Estadual de Ensino do Estado de Santa Catarina e Assistente Técnica Pedagógica (40 horas- afastada para cursar Pós-Graduação-doutorado). Atuou de 2006 a 2015 na coordenação pedagógica do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) em 07 municípios da região extremo oeste catarinense. Entre os anos de 2015 a 2020 atuou no Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Supervisão Regional de Educação de São Miguel do Oeste (40 horas), como multiplicadora e formadora na área de tecnologias educacionais. De 2016 a 2018 coordenou o Curso para Gestores Escolares que teve como público alvo os gestores das escolas públicas estaduais e conselheiros escolares da regional de São Miguel do Oeste) É associada a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE).

Ângelo Ricardo de Souza, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Educação Física pela PUCPR (1991), mestrado (2001) e doutorado (2007) em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP. Realizou estágio pós-doutoral na University of Bristol (Inglaterra) e estágio sênior de pesquisa na Università degli Studi di Trento (Itália). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná, onde atua no Núcleo de Políticas Educacionais e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É Coordenador Adjunto da Área de Educação na CAPES. Foi Diretor de Pesquisa da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAE (2015-2019); foi editor do Jornal de Políticas Educacionais (2007-2018) e da Educar em Revista (2018); foi coordenador da região Sul do Fórum de Editores de Periódicos na área da Educação (FEPAE-Sul) (2016-2018). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (2008-2010); Chefe do Departamento de Planejamento e Administração Escolar (2001-2003); Coordenador do Curso de Graduação em Pedagogia (2012-2014) da UFPR. Atuou por vários anos na educação básica como docente e como diretor de escola pública. Tem experiência nas áreas de Políticas, Gestão e Financiamento da Educação.

Publicado

2021-02-24

Cómo citar

PALÚ, J.; DE SOUZA, Ângelo R. “Nuevas” formas y modelos de gobernanza y gestión de la educación y de la escuela: materializaciones, tendencias y direcciones evidenciadas en las tesis de investigadores brasileños. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 6, p. 1–25, 2021. DOI: 10.5212/retepe.v.6.17373.001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/17373. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos