A produção acadêmica sobre políticas educacionais na linha de pesquisa História e Política Educacionais do PPGE da UEPG: o que envolve a escolha dos objetos de pesquisa?
DOI :
https://doi.org/10.5212/retepe.v.7.20471.007Résumé
Esse artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado realizada na área das políticas educacionais, a qual teve como objetivo desenvolver uma análise dos aspectos metodológicos e teórico-epistemológicos de teses e dissertações vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na linha de pesquisa História e Política Educacionais. Ao todo, foram analisados 93 trabalhos, do período de 1996 a 2019. Neste artigo, considerou-se um recorte da análise total, envolvendo apenas as questões pertinentes às dimensões subjetivas que envolveram o processo de escolha dos objetos e perspectivas teórico-epistemológicas, por parte dos pesquisadores. O referencial teórico utilizado está ancorado na teoria dos campos sociais, de Pierre Bourdieu, considerando de modo específico os conceitos de campo científico, habitus e interesse. Concomitantemente, consideraram-se as formulações do Enfoque das Epistemologias da Política Educacional (EEPE), desenvolvidas por Tello (2012), Tello e Mainardes (2015), juntamente com os estudos de Mainardes (2018, 2021), referentes aos elementos conceituais e metodológicos da metapesquisa no campo da Política Educacional. Como resultados, aponta-se que, apesar de haver justificativa dos objetos dos autores (dissertações e teses) e uma forte correspondência com os temas de pesquisa dos orientadores, há ainda limitação em relação a explicitar a perspectiva teórico-epistemológica.
Palavras-chave: Campo Científico. Políticas Educacionais. EEPE. Programa de Pós-Graduação em Educação (UEPG).
Statistiques
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.