A produção acadêmica sobre políticas educacionais na linha de pesquisa História e Política Educacionais do PPGE da UEPG: o que envolve a escolha dos objetos de pesquisa?
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.7.20471.007Resumo
Esse artigo é resultado de uma pesquisa de mestrado realizada na área das políticas educacionais, a qual teve como objetivo desenvolver uma análise dos aspectos metodológicos e teórico-epistemológicos de teses e dissertações vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na linha de pesquisa História e Política Educacionais. Ao todo, foram analisados 93 trabalhos, do período de 1996 a 2019. Neste artigo, considerou-se um recorte da análise total, envolvendo apenas as questões pertinentes às dimensões subjetivas que envolveram o processo de escolha dos objetos e perspectivas teórico-epistemológicas, por parte dos pesquisadores. O referencial teórico utilizado está ancorado na teoria dos campos sociais, de Pierre Bourdieu, considerando de modo específico os conceitos de campo científico, habitus e interesse. Concomitantemente, consideraram-se as formulações do Enfoque das Epistemologias da Política Educacional (EEPE), desenvolvidas por Tello (2012), Tello e Mainardes (2015), juntamente com os estudos de Mainardes (2018, 2021), referentes aos elementos conceituais e metodológicos da metapesquisa no campo da Política Educacional. Como resultados, aponta-se que, apesar de haver justificativa dos objetos dos autores (dissertações e teses) e uma forte correspondência com os temas de pesquisa dos orientadores, há ainda limitação em relação a explicitar a perspectiva teórico-epistemológica.
Palavras-chave: Campo Científico. Políticas Educacionais. EEPE. Programa de Pós-Graduação em Educação (UEPG).
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