Otimizar o espaço: neoliberalismo e a proposta de reorganização escolar do Estado de São Paulo em 2015

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.11.25872.006

Abstract

No ano de 2015, o Estado de São Paulo foi impactado com a notícia da Reorganização Escolar, um projeto que disporia as escolas por ciclos escolares e implicaria o encerramento de atividades em 94 unidades. Por meio de uma abordagem teórica pós-crítica, este artigo busca problematizar o educativo na proposta da reorganização. O texto está organizado em duas partes: na primeira, realiza-se uma análise teórica do neoliberalismo como racionalidade com pretensão totalizante e em seu potencial educativo; na segunda, aprofunda-se no discurso da reorganização, utilizando documentos divulgados pelo governo e entrevistas concedidas por representantes, para concluir que se trata de uma aplicação da racionalidade neoliberal, por meio de uma mobilização de valores que, ao alterar as subjetividades dos sujeitos afetados, educa.

Palavras-chave: Neoliberalismo. Educativo. Reorganização escolar.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Metriken

Metriken werden geladen ...

Autor/innen-Biografien

Aryel Lamed David Cacau, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Bolsista FAPESC, membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Violência e Democracia (GRUPEVD/UFFS).

Bruno Antonio ´Picoli, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Colíder do Grupo de Pesquisa em Educação, Violência e Democracia (GRUPEVD/UFFS).

Veröffentlicht

2026-02-12

Zitationsvorschlag

CACAU, A. L. D.; ´PICOLI, B. A. Otimizar o espaço: neoliberalismo e a proposta de reorganização escolar do Estado de São Paulo em 2015. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 11, p. 1–18, 2026. DOI: 10.5212/retepe.v.11.25872.006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/25872. Acesso em: 16 feb. 2026.

Ausgabe

Rubrik

Artículos