A genealogia e a biopolítica: escolhas epistemológicas em análises de políticas educacionais

Autori

  • Raquel A. L. S. Venera Universidade da Região de Joinville

Abstract

Resumo: Este artigo tem a intenção de socializar uma escolha epistemológica em análises de políticas educacionais a partir dos conceitos genealogia e biopolítica, especialmente trabalhado por Michel Foucault (2002, 2008), e este último também por Antônio Negri e Michel Hardt (2004, 2005), como uma aposta potente para o debate dos enfoques e perspectivas epistemológicos no campo das análises de políticas. Propõe-se que o fazer pesquisa em Políticas Educacionais seja, em última instância, um local de elogio à criação e construção de conhecimentos novos em políticas educacionais. Quer-se apresentar questões que foram geradas durante as pesquisas desenvolvidas na linha de pesquisa Cultura, Juventudes e Produção de Subjetividades, do Grupo de Pesquisa Políticas e Práticas Educativas da Univille, GPPPE, e que acabaram por se desdobrar em novas frentes de pesquisas onde outras criações estão postas em ato.

 

Palavras-chave: Políticas Educacionais. Epistemologia. Genealogia. Biopolítica. Subjetividades.

Downloads

Metriche

Visualizações em PDF
171
Aug 16 '17Aug 19 '17Aug 22 '17Aug 25 '17Aug 28 '17Aug 31 '17Sep 01 '17Sep 04 '17Sep 07 '17Sep 10 '171.0
| |

Riferimenti bibliografici

Barros, M. (1993). O livro das ignorãças. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Deleuze, G.; Guattari, F. (1992). O que é filosofia? Rio de Janeiro: 34.

Foucault, M. (1999). Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal.

Foucault, M. (2002). Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes.

Foucault, M. (2008). Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes.

Hardt, M.; Negri, A. (2004). Império. Rio de Janeiro: Record.

Hardt, M.; Negri, A. (2005). Multidão. Rio de Janeiro: Record.

Rancière, J. (1996). O desentendimento. Política e Filosofia. São Paulo: 34.

Tello, C.; Mainardes J. (2012). La posición epistemológica de los investigadores en Política Educativa: debates teóricos en torno a las perspectivas neomarxista, pluralista y pos-estructuralista. Archivos analíticos de políticas educativas, v. 20, n. 9, p. 1-36.

Tello, C.; Mainardes, J. (2015). Revistando o enfoque das epistemologias da política educacional. Práxis Educativa, v. 10, n. 1, p. 153-178.

##submission.downloads##

Pubblicato

2017-08-14

Come citare

VENERA, R. A. L. S. A genealogia e a biopolítica: escolhas epistemológicas em análises de políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 334–352, 2017. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/10464. Acesso em: 10 lug. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artículos