O Programa Paraná Digital: contexto da produção do texto da política

Autori

  • Maria Ivete Basniak Unespar
  • Maria Tereza Carneiro Soares

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.3.003

Abstract

Resumo: O presente trabalho objetiva discutir o contexto da produção do texto do Programa Paraná Digital (PRD). Utilizou-se da metodologia de ciclos de políticas de Bowe, Ball e Gold (1992) e Ball (1994), explicitada por um ciclo contínuo de três contextos principais: o contexto da influência, o da produção do texto e o da prática, sendo destacado, neste trabalho, o contexto da produção do texto. Os resultados mostram inúmeras mudanças que o documento sofreu ao longo do desenvolvimento do projeto, gerando revisões substantivas que alteraram o projeto inicial, principalmente devido à dificuldade no cumprimento dos prazos e a diferentes demandas que surgiram ao longo de seu desenvolvimento. Neste sentido, a metodologia do ciclo de políticas utilizada teve relevante importância para a análise do PRD, por permitir compreender importantes modificações que ocorrem na política por meio de um processo cíclico e não linear, em que disputas e embates garantem dinamicidade ao processo, de forma que a política seja constantemente res(significada) e re(construída).

 

Palavras-chave: Programa Paraná Digital; ciclo de políticas; políticas públicas; tecnologia educacional; inovações educacionais. 

Metriche

Caricamento metriche ...

Riferimenti bibliografici

BALL, S. J. Education reform: a critical and post structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.

BOWE, R.; BALL, S. J.; GOLD, A. Reforming education & changing schools: case studies in Policy Sociology. London: Routledge, 1992.

Coordenadora Geral do PROEM 2003-2007; Entrevista escrita concedida a Maria Ivete Basniak, Curitiba, jun. 2013.

COORDENADOR do Portal Dia a dia Educação 2003-2007. Entrevista concedida a Maria Ivete Basniak. Curitiba, jun. 2013.

GOVERNADOR do Estado do Paraná 2003-2009. Depoimento concedido a Maria Ivete Basniak, União da Vitória, jul. 2013.

MAINARDES, J. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, jan./abr. 2006. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302006000100003

MAINARDES, J. Reintepretando os ciclos de aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2007.

MAINARDES, J.; FERREIRA, M. S.; TELLO, C. Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In: BALL, S. J.; MAINARDES, J. (Orgs.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 143-172.

MAINARDES, J; GANDIN, L. A. A abordagem do ciclo de políticas como epistemetodologia: usos no Brasil e contribuições para a pesquisa sobre políticas educacionais. In: TELLO, C.; ALMEIDA, M. L. P. (Org.). Estudos epistemológicos no campo da pesquisa em política educacional. Campinas: Mercado de Letras, 2013a. p. 143-168.

MAINARDES, J.; GANDIN, L. A. Contributions of Stephen J. Ball to the research on educational and curriculum policies in Brazil. London Review of Education, v. 11, n. 3, p. 256-264, 2013b. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/14748460.2013.840985

MAINARDES, J.; MARCONDES, M. I. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 106, p. 303-318, jan./abr. 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302009000100015

MAINARDES, J.; STREMEL, S. Informações sobre a abordagem do ciclo de políticas. 2015. Disponível em: . Acesso em: 16 fev. 2017.

PARANÁ. Decreto n. 5111 de 19 de julho de 2005. Estabelece diretrizes para o licenciamento de programas de computador de titularidade de entidades da Administração Estadual, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado, Curitiba, 19 jul. 2005c.

PARANÁ. Plano de implementação para instalação, aquisição, atualização de equipamentos de informática pedagógica e administrativa para a rede de educação básica do Estado do Paraná. Curitiba [2003?].

PARANÁ. Programa Expansão, Melhoria e Inovação no Ensino Médio do Paraná - Empréstimo BID nº 0950-oc/BR: proposta de prorrogação dos prazos de comprometimento e de desembolsos dos recursos do empréstimo BID. Curitiba, 2001.

PARANÁ. Programa Expansão, Melhoria e Inovação no Ensino Médio do Paraná - Empréstimo BID nº 0950-oc/BR: proposta de prorrogação dos prazos de comprometimento e de desembolsos dos recursos do empréstimo BID. Curitiba, 2003.

PARANÁ. Programa Expansão, Melhoria e Inovação no Ensino Médio do Paraná: Relatório de Atividades de 2004. Curitiba, 2005a.

PARANÁ. Programa Expansão, Melhoria e Inovação no Ensino Médio do Paraná - Empréstimo BID nº 0950-oc/BR: proposta de prorrogação dos prazos de comprometimento e de desembolsos dos recursos do empréstimo BID. Curitiba, 2005b.

PARANÁ. Programa Expansão, Melhoria e Inovação no Ensino Médio do Paraná: Relatório de Atividades de 2005. Curitiba, 2006a.

PARANÁ. Programa Expansão, Melhoria e Inovação no Ensino Médio do Paraná - Empréstimo BID nº 0950-oc/BR: proposta de prorrogação dos prazos de comprometimento e de desembolsos dos recursos do empréstimo BID. Curitiba, 2006c.

PARANÁ. Programa Expansão, Melhoria e Inovação no Ensino Médio do Paraná: Relatório de Atividades de 2006. Curitiba, 2007a.

PARANÁ. Programa Expansão, Melhoria e Inovação no Ensino Médio do Paraná: Relatório de Atividades de 2007. Curitiba, 2007b.

PARANÁ. Secretaria do Estado da Educação. Programa PROEM. Curitiba, 1997.

PARANÁ. Projeto BRA/03/036: Revisão Substantiva Simplificada. Curitiba, 2007c.

PARANÁ. Relatório Final de Projeto: Programa Expansão, Melhoria e Inovação no Ensino Médio do Paraná – PROEM. Curitiba, 2006b.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Projeto BRA/03/036 Educação Básica e Inclusão Digital no Estado do Paraná. 2009. Disponível em: < https://erc.undp.org/evaluation/documents/download/3837>. Acesso em: 09 jul. 2013.

SECRETÁRIO da Educação 2003-2008. Entrevista concedida a Maria Ivete Basniak. Curitiba, jan. 2014.

SILVA, A. A. S.; SILVA, C. A. Uso da abordagem do ciclo de políticas no Brasil: metodologia ou epistemetodologia? Ponencia. In: JORNADAS LATINOAMERICANAS DE ESTUDIOS EPISTEMOLÓGICOS EN POLÍTICA EDUCATIVA. 2., 2014, Curitiba. Anais... Curitiba, 2014.

SOUZA, A. R. A política educacional e seus objetos de estudo. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 1, n. 1, p. 75-89, jan./jun. 2016.

VIEIRA PINTO, A. O conceito de tecnologia. v. 1. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

##submission.downloads##

Pubblicato

2018-03-12

Come citare

BASNIAK, M. I.; SOARES, M. T. C. O Programa Paraná Digital: contexto da produção do texto da política. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 3, p. 1–18, 2018. DOI: 10.5212/retepe.v.3.003. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/10800. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artículos