Grupos de pesquisa sobre política educacional e as redes de pesquisas construídas por meio da produção científica em coautoria
DOI:
https://doi.org/10.5212/retepe.v.5.14553.002Abstract
Este artigo tem como objetivo identificar as redes de pesquisa construídas por líderes de grupos de pesquisa sobre política educacional localizados na região Norte do Brasil por meio da produção científica em coautoria. O problema que motivou o estudo está enunciado na seguinte pergunta: quais redes de pesquisas os grupos sobre política educacional localizados na região Norte do Brasil constroem por meio da coautoria? A fonte documental foi o Currículo Lattes dos líderes desses espaços científicos. Ancora-se em Bourdieu (2013; 2004; 1983) para analisar o campo científico e social. O tempo histórico de abrangência da pesquisa compreendeu o interstício de 1995 a 2019. A produção em coautoria contribui para construção de redes de pesquisa que ultrapassam os limites geográficos de localização do grupo. Identificam-se que por meio da produção de artigo científico em coautoria, os líderes constroem redes de pesquisa com diferentes pesquisadores e instituições que estão situadas nas demais regiões brasileiras, sobretudo na região Nordeste e Sudeste e em instituições estrangeiras.
Palavras-chave: Política educacional. Grupos de Pesquisa. Coautoria.
Metriche
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
__________
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
1. Los autores conservan los derechos de autor y garantizan a la revista el derecho de ser la primera publicación del trabajo al igual que licenciado bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional que permite a otros compartir el trabajo con un reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
2. Los autores pueden establecer por separado acuerdos adicionales para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en la revista (por ejemplo, situarlo en un repositorio institucional o publicarlo en un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista.
3. Se permite y se anima a los autores a difundir sus trabajos electrónicamente (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su propio sitio web) antes y durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como a una citación más temprana y mayor de los trabajos publicados (Véase The Effect of Open Access) (en inglés).
__________
If the article is accepted for publication, copyright of this article will be vested in the The Journal of Theoretical and Epistemological Studies on Education Policy.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.