A Filosofia da Práxis e a educação: aspectos históricos e epistemológicos

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.10.e24831.008

Abstract

Este artigo tem como objeto a análise da Filosofia da Práxis e sua expressão como base epistemológica para a educação. Responde pelo objetivo de posicionar histórica e conceitualmente a Filosofia da Práxis e sua relação com a educação no atual contexto educacional. Parte-se do pressuposto de que a práxis educativa transcende a mera capacitação técnica e empirista do ensino-aprendizagem, pois carrega em si um potencial transformador da ordem social. Quanto aos aspectos metodológicos, o texto estrutura-se como uma exposição teórico-analítica, com aporte nos estudos dos filósofos Adolfo Sánchez Vázquez (1915-2011) e Antonio Gramsci (1891-1937). O estudo indica que a educação está profundamente vinculada às condições materiais e às relações de produção de uma sociedade, tornando-se urgente a discussão das bases epistemológicas que possibilitem a transformação social. Nesse sentido, destaca-se a importância de aprofundar a análise das políticas públicas educacionais em suas dimensões social, política e econômica, discutindo sobre abordagens teóricas e metodológicas que fortaleçam uma educação comprometida com a mudança social e a formação ético-política dos sujeitos.

Palavras-chave: Educação. Práxis. Epistemologia.

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Biografie autore

Kerollayne Carvalho, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Mestra em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Paulo Fioravante Giareta, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

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Pubblicato

2025-07-22

Come citare

CARVALHO, K.; GIARETA, P. F. A Filosofia da Práxis e a educação: aspectos históricos e epistemológicos. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 10, p. 1–14, 2025. DOI: 10.5212/retepe.v.10.e24831.008. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/24831. Acesso em: 15 dic. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artículos