Formación y evaluación de docentes técnicos en Chile. Persistentes inequidades para la Educación Media Técnico Profesional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.5.15320.015

Resumo

No sistema escolar chileno, o desenvolvimento das capacidades de ensino para a efetiva implementação da proposta curricular de ensino técnico profissionalizante em nível médio e identificado como um aspecto crítico. Este artigo discute diferentes leis vigentes no país, incluindo o Sistema de Desenvolvimento Profissional docente, dependendo das exigências, necessidades e particularidades dos professores dessa formação. Esta análise é realizada utilizando-se a noção de equidade em relação às diferenças, em quatro áreas-chave: requisitos para o ensino, formação inicial, formação contínua e avaliação e reconhecimento profissional. São identificadas diversas iniquidades, o que leva esses professores a serem desfavorecidos em relação ao resto dos professores do sistema escolar, a progredir em uma carreira docente que se associe às suas etapas de progressão, perspectivas de desenvolvimento de carreira e remuneração.

Palavras-chave: Professores. Educação profissional técnica. Equidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Publicado

2020-06-30

Como Citar

SEVILLA, M. P.; SCIARAFFIA, V. B. A. Formación y evaluación de docentes técnicos en Chile. Persistentes inequidades para la Educación Media Técnico Profesional. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 5, p. 1–13, 2020. DOI: 10.5212/retepe.v.5.15320.015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/15320. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossier: Configuraciones, desarrollos y retos de la investigación en política educativa en Chile