O marxismo como perspectiva epistemológica: considerações sobre o trabalho com as categorias metodológicas

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5212/retepe.v.5.16222.013

Abstract

Este artigo aborda o marxismo como perspectiva epistemológica para a produção do conhecimento em políticas educacionais. Objetiva-se, a partir das considerações de Tello (2012), Tello e Mainardes (2015) e Mainardes e Tello (2016), sobre o enfoque das epistemologias das políticas educacionais e níveis de abordagem e de abstração, apreender a possibilidade de operação das categorias metodológicas da perspectiva marxista definidas por Kuenzer (1998). Enfatiza-se que, no processo de pesquisa, a dinâmica e a correlação das categorias da concepção marxiana de conhecimento visem a imprescindível superação da forma fenomênica para o alcance da substância histórica dos fenômenos analisados.

Palavras-chave: Política Educacional. Epistemologia. Epistemologia marxista.

Downloads

Metriken

Visualizaciones del PDF
1,386
Jun 28 '20Jul 01 '20Jul 04 '20Jul 07 '20Jul 10 '20Jul 13 '20Jul 16 '20Jul 19 '20Jul 22 '20Jul 25 '206.0
| |

Veröffentlicht

2020-06-27

Zitationsvorschlag

LUIS ROLIM ROSA, G. O marxismo como perspectiva epistemológica: considerações sobre o trabalho com as categorias metodológicas. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, [S. l.], v. 5, p. 1–14, 2020. DOI: 10.5212/retepe.v.5.16222.013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/16222. Acesso em: 4 juni. 2025.

Ausgabe

Rubrik

Artículos