Feiticeiros ou “médicos” populares? - casos de curandeirismo em Ponta Grossa durante a década de 1950. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.17i1.0012

Autores

  • Jonathan de Oliveira Molar UEPG

Palavras-chave:

Região, história da Medicina, história do Direito

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo analisar as práticas de cura popular, o curandeirismo, na cidade de Ponta Grossa durante a década de 1950, com base em duas peças processuais, pois constitui-se como crime de acordo com o Código Penal pátrio. No Brasil, até o início do século XX, predominava uma medicina popular praticada por leigos e com uma grande variedade de técnicas de cura, recebendo, pois, diversas denominações, tais como curandeiros, benzedeiras e charlatães. A medicina erudita, pouco desenvolvida até então e de alto valor pecuniário, era relegada ao segundo plano no gosto popular, principalmente das camadas mais humildes. A década de 50 torna-se fator de diferenciação dessa relação, isto é, a medicina acadêmica se apropria de algumas técnicas populares – cientificamente comprovadas – apresentando melhor estrutura e atraindo para si a parcela populacional de baixa renda que lhe faltava em séculos passados. Desse modo, o curandeirismo e delitos próximos foram amenizados nas investigações do órgão policial, entretanto, os magistrados do Direito continuavam a julgar com rigor essas práticas. Tal contexto é investigado em dois processos-crimes ocorridos na cidade de Ponta Grossa, nos quais podem ser analisados outros aspectos: o depoimento das testemunhas, a relação espiritual no instante da cura, os discursos dos envolvidos – seja para condenar ou absolver. De modo geral, os processos apresentam riqueza de detalhes para analisar não só as práticas de cura popular, mas também a representação elaborada por uma sociedade e suas instituições sociais.

Biografia do Autor

Jonathan de Oliveira Molar, UEPG

Graduado em História (UEPG); Mestre em Educação (UEPG); doutorando em Educação (UNLP-ARG); graduando em Direito (UEPG). Professor colaborador do DEHIS (UEPG).

Downloads

Publicado

2012-10-16

Como Citar

MOLAR, J. de O. Feiticeiros ou “médicos” populares? - casos de curandeirismo em Ponta Grossa durante a década de 1950. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.17i1.0012. Revista de História Regional, [S. l.], v. 17, n. 1, 2012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/2388. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos