Intelectuais e sistema de ensino livre no Paraná na década de 1910
Palavras-chave:
Intelectuais, Universidade, Ensino livreResumo
O presente artigo objetiva analisar os debates sobre ensino livre, promovidos por intelectuais paranaenses, à luz do contexto do Paraná do início do século XX, sem esquecer como pano de fundo as discussões estabelecidas nos contextos brasileiro e internacional. A análise desse debate sobre o problema do ensino livre no Estado está circunscrita ao processo de constituição da Universidade do Paraná (UP), ou seja, está atrelada à trajetória do grupo que estabeleceu tal instituição de ensino. Esta abordagem insere-se na história intelectual da educação, cuja preocupação consiste em reconstituir as correntes filosóficas que interferiram nas visões de mundo, condicionando sistemas de percepção, apreciação e classificação, bem como a lógica dos interesses e das situações própria do grupo paranaense. Com base na história intelectual e no corpus documental é possível sustentar que os intelectuais paranaenses se apropriaram das acepções liberal e positivista de liberdade de ensino para defender a UP e se contrapor aos defensores do sistema oficial de ensino superior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.