A disciplina de História no Paraná nos tempos do Império: indícios da formação do campo disciplinar. DOI: 10.5212/Rev.Hist.Reg.v.17i1.0011
Keywords:
ensino de História, Paraná, história da disciplina.Abstract
O artigo trata da história do ensino de História no Paraná em meados do século XIX. Por intermédio da história da disciplina, procura traçar o trajeto de afirmação do seu campo disciplinar ocorrido no Instituto de Preparatórios a partir da década de 1870. Toma como fonte para a análise dois compêndios adotados na instituição paranaense de ensino secundário e apresenta alguns dos elementos formadores dos conteúdos a serem ensinados. A análise tem por objetivo indicar como se tornou visível, no Paraná, a presença de conteúdos históricos ligados ao surgimento da nação num momento em que as elites locais se defrontavam com as chamadas “questões nacionais” no cenário do Império brasileiro.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.