História das ginásticas em Goiás, 1866-1916

Autores/as

  • Cleber Dias Universidade Federal de Goiás

Palabras clave:

História, Ginástica, Goiás

Resumen

Esse trabalho analisa a história das ginásticas em Goiás entre 1866 e 1916, período que corresponde às primeiras iniciativas de organização dessa prática na região. Em Goiás, foram três as primeiras e principais instâncias responsáveis por esse processo: a imprensa, a Companhia de Aprendizes Militares e as companhias circenses e teatrais. Além disso, secundariamente, tentativas de inclusão da ginástica no Instituto Episcopal ou a existência de livros sobre o assunto na biblioteca pública da região também são consideradas. O trabalho procura compreender a variabilidade de significados possíveis das ginásticas, considerando não apenas os aspectos higiênicos, racionais e utilitaristas, dessas práticas, mais enfatizados na historiografia sobre o assunto, mas também seus aspectos lúdicos e festivos. Busca-se também uma articulação com problemas da história regional, particularmente o modo como Goiás é tradicionalmente representado, isto é, lugar atrasado, isolado e decadente. Nesse sentido, a articulação de apresentações de ginástica com outros mecanismos de comercialização de diversões problematiza esses modos de representação.

Biografía del autor/a

Cleber Dias, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação Física pela Unicamp e mestre em História Comparada pela UFRJ. É professor da Universidade Federal de Goiás, no Programa de Pós-Graduação do Núcleo Interdisciplinar de Direitos Humanos, onde se dedica ao desenvolvimento e orientação de estudos históricos do lazer e do esporte. Publicou e organizou diversos livros sobre o assunto, bem como artigos em coletâneas e periódicos nacionais e internacionais (Argentina, Colômbia, Portugal, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos).

Publicado

2014-12-09

Cómo citar

DIAS, C. História das ginásticas em Goiás, 1866-1916. Revista de História Regional, [S. l.], v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/rhr/article/view/6715. Acesso em: 4 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos