O papel das escolas do campo brasileiras na superação da colonialidade do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5212/Rev.Hist.Reg.v.30.24317Palavras-chave:
escolas do campo, colonialidade do conhecimento, pedagogia libertadora, Análise do Discurso, descolonialidadeResumo
O artigo trata sobre o papel desempenhado pelas escolas do campo e pelos movimentos sociais camponeses brasileiros no enfrentamento da colonialidade do conhecimento. A importância desta discussão se encontra na crise global ambiental, social e alimentar e em como a colonialidade contribui para o agravamento desta conjuntura. A pergunta da pesquisa é: Como as escolas do campo, no Brasil, contribuem para a resistência à colonialidade do conhecimento e à valorização dos saberes locais, especialmente nas práticas alimentares e educativas das comunidades do campo? O objetivo central do trabalho é debater o papel das escolas do campo na resistência frente à colonialidade do conhecimento no Sul Global. Para tal, propomos uma metodologia exploratória com utilização de recursos bibliográficos. Concluiu-se que as escolas do campo brasileiras podem contribuir para a resistência à colonialidade do conhecimento e à valorização dos saberes locais diante da realidade contemporânea, por meio de uma educação libertadora e descolonial que rompa as formas hegemônicas de exploração da terra e promova uma relação mais saudável e ambientalmente viável de produção e consumo de alimentos.
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