O uso da semiótica em artigos brasileiros que estudam a marca: uma revisão de literatura (2008-2017)

Autores

  • Paulo Roberto Lima Petitinga Junior Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Robson Borges Dias Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Victor Márcio Laus Reis Gomes Universidade Católica de Brasília (UCB)

Resumo

Os estudos semióticos buscam compreender a construção de sentido das marcas desde a década de 1960. Com o passar dos anos, os cientistas da comunicação têm intensificado esses estudos, com a adoção da semiótica discursiva francesa como também com de metodologias da semiótica americana. O artigo busca compreender a produção brasileira, nos últimos dez anos (2008-2017), em artigos publicados em periódicos científicos. Com a busca em indexadores nacionais e internacionais, 21 artigos foram catalogados e, com base neles, buscou-se levantar informações sobre quem produziu, a qual instituição estão vinculados, que corpus estudou, qual metodologia semiótica aplicou e quais autores foram mais citados. O que, espera-se, funcione como um mapeamento com fins de desenvolvimento deste campo de estudos em comunicação.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Lima Petitinga Junior, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Publicitário (UNIVERSO, 2006), especialista em Comunicação Eleitoral e Marketing Político (UNESA, 2016), especialista em Relações Institucionais (IBMEC, 2017) e mestre em Comunicação (UCB), linha Processos Comunicacionais nas Organizações. Sócio  na Opinião Comunicação e Marketing Digital, Diretoria.

http://lattes.cnpq.br/7765911002980674

Robson Borges Dias, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Jornalista, mestre e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do PPGE/UCB, linha Política, Gestão e Avaliação da Educação. E também do PPGCOM/UCB, linha Estratégia e Gestão Comunicacional. Coordenador do grupo Prêmios, Indicadores e Estratégias em Educação. 

 

Victor Márcio Laus Reis Gomes, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Publicitário, mestre em Administração e doutor em Comunicação. Professor e pesquisador do PPGSSCOM/UCB, linha Processos Comunicacionais nas Organizações. Líder do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos Comunicacionais da Estratégia (ESTRACOM). Líder do Núcleo de Estudos Comunicacionais de Gestão e Estratégia

Downloads

Publicado

2024-06-27

Como Citar

ROBERTO LIMA PETITINGA JUNIOR, P.; DIAS, R. B.; MÁRCIO LAUS REIS GOMES, V. O uso da semiótica em artigos brasileiros que estudam a marca: uma revisão de literatura (2008-2017). Publicatio UEPG: Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 1–19, 2024. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/sociais/article/view/20520. Acesso em: 3 jul. 2024.