Ensino de História e combate ao racismo na sala de aula

História e culturas Afro-brasileiras no livro didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20210010

Resumo

A pesquisa traz como objetivo analisar as possibilidades do professor em sala de aula para o entendimento e aplicação da Lei n. 10.639/2003 e a história e a cultura afro-brasileira, de modo a articular com o livro didático a expressar resultados que se processam com turmas de Ensino Fundamental dos Anos Finais. 

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
304
Nov 01 '21Nov 04 '21Nov 07 '21Nov 10 '21Nov 13 '21Nov 16 '21Nov 19 '21Nov 22 '21Nov 25 '21Nov 28 '216.0
| |

Biografia do Autor

José Luiz Xavier Filho (UPE), Universidade de Pernambuco - UPE

Licenciado em História pela Universidade de Pernambuco, UPE/Campus Garanhuns (2012), graduando em Licenciatura em Sociologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, UNIFAVENI (2021-). Especialista em História e Cultura Afro-brasileira pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais, IPEMIG (2020) e em Ensino de História pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, UNIFAVENI (2020), mestrando em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas pela Universidade de Pernambuco, UPE (2021-). Estudante no grupo de pesquisa ITESI (Itinerários Interdisciplinares em Estudos sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas) e no grupo de pesquisa NEAB (Núcleo de Estudos sobre África e Brasil) ambos pela Universidade de Pernambuco (UPE). Atualmente é professor de História do quadro efetivo da rede municipal de ensino do município da Lagoa dos Gatos - PE.

Downloads

Publicado

2021-11-01