Ensino de História e combate ao racismo na sala de aula

História e culturas Afro-brasileiras no livro didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20210010

Resumo

A pesquisa traz como objetivo analisar as possibilidades do professor em sala de aula para o entendimento e aplicação da Lei n. 10.639/2003 e a história e a cultura afro-brasileira, de modo a articular com o livro didático a expressar resultados que se processam com turmas de Ensino Fundamental dos Anos Finais. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Luiz Xavier Filho (UPE), Universidade de Pernambuco - UPE

Licenciado em História pela Universidade de Pernambuco, UPE/Campus Garanhuns (2012), graduando em Licenciatura em Sociologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, UNIFAVENI (2021-). Especialista em História e Cultura Afro-brasileira pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais, IPEMIG (2020) e em Ensino de História pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, UNIFAVENI (2020), mestrando em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas pela Universidade de Pernambuco, UPE (2021-). Estudante no grupo de pesquisa ITESI (Itinerários Interdisciplinares em Estudos sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas) e no grupo de pesquisa NEAB (Núcleo de Estudos sobre África e Brasil) ambos pela Universidade de Pernambuco (UPE). Atualmente é professor de História do quadro efetivo da rede municipal de ensino do município da Lagoa dos Gatos - PE.

Downloads

Publicado

2021-11-01