A problemática da alfabetização e do letramento bilíngue no ensino formal da província da Huíla-Angola

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DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20230019

Resumo

Considerando os séculos de colonização que o povo angolano foi subjugado, no qual, a essência dos nativos foi inferiorizada e apagada por coercivos processos civilizatórios, muitos são os desafios no que diz respeito à integração da história e dos costumes do seu povo nos processos educacionais. Podemos afirmar que um dos maiores obstáculos que a educação angolana enfrenta é a inclusão das línguas nacionais ou locais no ensino formal. No presente artigo refletiremos sobre a importância da inclusão das diferentes línguas locais nos processos de ensino e aprendizagem de crianças na província da Huíla-Angola, trata-se de uma análise das legislações angolanas e africanas relacionas a alfabetização e ao ensino das línguas tradicionais.

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Biografia do Autor

Felizbela Miranda (UNICENTRO), Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Bacharel em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Licenciada em Pedagogia na Universidade da Integração Internacional Afro-Brasileira. Pós- Graduada em Neuropsicopedagogia pela Faculdade do Maciço do Baturité. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Centro- Oeste. 

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Publicado

2023-06-19