A problemática da alfabetização e do letramento bilíngue no ensino formal da província da Huíla-Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20230019

Resumo

Considerando os séculos de colonização que o povo angolano foi subjugado, no qual, a essência dos nativos foi inferiorizada e apagada por coercivos processos civilizatórios, muitos são os desafios no que diz respeito à integração da história e dos costumes do seu povo nos processos educacionais. Podemos afirmar que um dos maiores obstáculos que a educação angolana enfrenta é a inclusão das línguas nacionais ou locais no ensino formal. No presente artigo refletiremos sobre a importância da inclusão das diferentes línguas locais nos processos de ensino e aprendizagem de crianças na província da Huíla-Angola, trata-se de uma análise das legislações angolanas e africanas relacionas a alfabetização e ao ensino das línguas tradicionais.

Downloads

Métricas

Visualizaciones del PDF
140
Jun 19 '23Jun 22 '23Jun 25 '23Jun 28 '23Jul 01 '23Jul 04 '23Jul 07 '23Jul 10 '23Jul 13 '23Jul 16 '235.0
|

Biografia do Autor

Felizbela Miranda (UNICENTRO), Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)

Bacharel em Humanidades pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Licenciada em Pedagogia na Universidade da Integração Internacional Afro-Brasileira. Pós- Graduada em Neuropsicopedagogia pela Faculdade do Maciço do Baturité. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Centro- Oeste. 

Downloads

Publicado

2023-06-19