O Poeta da Casa dos Vivos

A memória da lepra na literatura de Lino Villachá (1933-1994)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20230014

Resumo

Entre os anos de 1946 e 1994, o poeta e cronista Lino Villachá foi interno em um leprosário nos arredores de Campo Grande/MS, no atual hospital-fazenda São Julião. Nesse ambiente, Villachá conviveu com as práticas de isolamento e as variadas profilaxias de combate à lepra ao longo de toda a segunda metade do século XX. Dentro do asilo-colônia, o poeta pintou quadros com sua poesia, formulando um relato testemunhal das condições de abandono e miséria daqueles acometidos pela enfermidade. Em cada palavra, um arranjo pictórico distinto, um mosaico que descreve os sofrimentos e as esperanças. Aqui tomamos como base analítica a sua obra como fator de transformação da/o “outra/o” como autora/autor da sua própria história.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ariadne Marinho (SEDUC-MT), Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso - SEDUC-MT

Historiadora. Doutora em História pela UFMT. Docente da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso. Publicou artigos e capítulos de livro sobre história da doença, história da lepra/hanseníase e organizou – ao lado de Thiago Costa – a obra, “O jardineiro de Napoleão. Alexander von Humboldt e as imagens de um Brasil/América (sés. XVIII e XIX)” (Curitiba, 2019).

Dejenana Campos (IFMT), Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

Doutoranda em História na UFMT. Mestra em Ciência Política pela Universidade Federal do Pernambuco/UFPE. Graduada em Ciências Contábeis pela UFMT (1996). Atualmente é professora da área Contábil do Instituto Federal de Mato Grosso, Docente do IFMT Campus Cuiabá; Atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade, Assessoria e Consultoria Organizacional, Ética, Responsabilidade Social e Ambiental, Educação Inclusiva, Recursos Humanos. Estudos e pesquisas nos seguintes temas: gênero, relações de gênero, feminismo, história das mulheres e racismo.

Thiago Costa (IFMT), Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT

Historiador. Doutorando em Estética e História da Arte pela USP. Autor de “O Brasil Pitoresco de J-B.
Debret ou Debret, artista-viajante” (RJ, 2015). Docente do IFMT – campus Fronteira Oeste/Pontes e
Lacerda.

Downloads

Publicado

2023-06-19