Menores em Conflito com a Lei e a Subjetividade (Re)Velada por meio da Arte e da Literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20230015

Resumo

Este texto apresenta uma intervenção artístico-literária em uma unidade socioeducativa que teve a poética da palavra, da imagem, do traço como mecanismos possíveis para os adolescentes olharem para si mesmos e verem-se para além da privação de liberdade. Assim, como é possível compreender a interferência da literatura e da arte na subjetividade de adolescentes afastados do convívio social e em privação de liberdade? Como resultados, destacam-se a participação e envolvimento ativos com efetiva presença dos adolescentes nas oficinas, demonstrando em cada olhar e expressão, como também nos relatos positivos feitos por eles e pelos agentes socioeducadores, que o propósito humanizador e socioeducativo com a literatura e a arte foi contemplado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Letícia Lazzari (UCS), Universidade de Caxias do Sul - UCS

Mestre, professora particular de Inglês e revisora/tradutora de textos (PT – EN, EN – PT). Egressa da Universidade de Caxias do Sul (UCS). CV: http://lattes.cnpq.br/5923324207769520 . ORCID: 0000-0002-7866-2560. E-mail: letilazzari@gmail.com .

Viviane Diehl (IFRS), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Doutora, educadorartista em Artes/Cerâmica nos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Feliz. CV: http://lattes.cnpq.br/3362993760927367 . ORCID: 0000-0002-2042-1393. E-mail: viviane.diehl@feliz.ifrs.edu.br

Izandra Alves (IFRS), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Izandra Alves é professora doutora do Curso de Licenciatura em Letras Português e Inglês e do Ensino Médio Técnico do IFRS campus Feliz. Lattes:   http://lattes.cnpq.br/2162221571302635 https://orcid.org/0000-0002-6063-3753

Downloads

Publicado

2023-06-19