A política de Ações Afirmativas e os desafios para acesso e permanência no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20230046

Resumo

O presente ensaio traz elementos da pesquisa em andamento para a Tese de Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Franca. Parte da experiência profissional da autora como Assistente Social na implantação e acompanhamento da Política de Ações Afirmativas em duas Instituições Federais de Ensino Superior. O estudo tem como objetivo apontar e refletir acerca de obstáculos que estudantes ainda enfrentam para ingresso e permanência no Ensino Superior através das Ações Afirmativas no momento que a política completa dez anos de implantação.


Palavras-chave: Ações Afirmativas. Educação Superior. Serviço Social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Miriam Coelho (UNESP/Franca), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP/Franca

Assistente Social da UFTM- Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP) Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Campus Franca. Mestre em Serviço Social pela pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP) Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Campus Franca. Graduação em Serviço Social pela Universidade de Uberaba/ UNIUBE. Integrante do GEPESSE Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Serviço Social na área da Educação. Integrante do GEPPIA Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas para Infância e Adolescência. Linhas de pesquisas e estudos com tema: Políticas de Ações Afirmativas nas Instituições Federais de Ensino Superior; Assistência Estudantil; Serviço Social na educação.

Maria Cristina Piana (UNESP/Franca), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP/Franca

Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2020). Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - câmpus Franca/SP (2008), Mestrado em Serviço Social pela mesma Universidade (2003), Especialista em Política Social e Serviço Social pela UnB, Graduação em Serviço Social e Licenciatura em Pedagogia. Atualmente é docente do Departamento de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - Mestrado e Doutorado da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP / Campus Franca. Exerceu a tutoria do Grupo PETSS - Programa de Educação Tutorial de Serviço Social, por meio de convênio da PROGRAD-Pró-Reitoria de Graduação da Unesp com o MEC/SESu/DIFES, no período de 2016 a 2022. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas para Infância e Adolescência (GEPPIA) Unesp/Franca - SP. É membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas do Serviço Social na área da Educação (GEPESSE) Unesp/Franca - SP e do Grupo de Estudos e Pesquisas "Sociologia, Trabalho e Educação" da UFSCAR. Coordena o Projeto de Extensão: Núcleo de Estudos sobre Criança e adolescente NECRIA e o ECA na Escola, desde 2016. Atua como professora, pesquisadora e orientadora, principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas para a Infância e Adolescência, Política de Educação, Famílias, Conselhos Gestores de Políticas Públicas, Conselho Tutelar, Trabalho Social, Serviço Social, Pesquisa Social.

Downloads

Publicado

2023-11-23