A política de Ações Afirmativas e os desafios para acesso e permanência no Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20230046

Resumo

O presente ensaio traz elementos da pesquisa em andamento para a Tese de Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Franca. Parte da experiência profissional da autora como Assistente Social na implantação e acompanhamento da Política de Ações Afirmativas em duas Instituições Federais de Ensino Superior. O estudo tem como objetivo apontar e refletir acerca de obstáculos que estudantes ainda enfrentam para ingresso e permanência no Ensino Superior através das Ações Afirmativas no momento que a política completa dez anos de implantação.


Palavras-chave: Ações Afirmativas. Educação Superior. Serviço Social.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
157
Nov 25 '23Nov 28 '23Dec 01 '23Dec 04 '23Dec 07 '23Dec 10 '23Dec 13 '23Dec 16 '23Dec 19 '23Dec 22 '235.0
|

Biografia do Autor

Miriam Coelho (UNESP/Franca), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP/Franca

Assistente Social da UFTM- Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Doutoranda em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP) Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Campus Franca. Mestre em Serviço Social pela pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP) Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Campus Franca. Graduação em Serviço Social pela Universidade de Uberaba/ UNIUBE. Integrante do GEPESSE Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Serviço Social na área da Educação. Integrante do GEPPIA Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas para Infância e Adolescência. Linhas de pesquisas e estudos com tema: Políticas de Ações Afirmativas nas Instituições Federais de Ensino Superior; Assistência Estudantil; Serviço Social na educação.

Maria Cristina Piana (UNESP/Franca), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP/Franca

Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2020). Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - câmpus Franca/SP (2008), Mestrado em Serviço Social pela mesma Universidade (2003), Especialista em Política Social e Serviço Social pela UnB, Graduação em Serviço Social e Licenciatura em Pedagogia. Atualmente é docente do Departamento de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - Mestrado e Doutorado da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP / Campus Franca. Exerceu a tutoria do Grupo PETSS - Programa de Educação Tutorial de Serviço Social, por meio de convênio da PROGRAD-Pró-Reitoria de Graduação da Unesp com o MEC/SESu/DIFES, no período de 2016 a 2022. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas para Infância e Adolescência (GEPPIA) Unesp/Franca - SP. É membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas do Serviço Social na área da Educação (GEPESSE) Unesp/Franca - SP e do Grupo de Estudos e Pesquisas "Sociologia, Trabalho e Educação" da UFSCAR. Coordena o Projeto de Extensão: Núcleo de Estudos sobre Criança e adolescente NECRIA e o ECA na Escola, desde 2016. Atua como professora, pesquisadora e orientadora, principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas para a Infância e Adolescência, Política de Educação, Famílias, Conselhos Gestores de Políticas Públicas, Conselho Tutelar, Trabalho Social, Serviço Social, Pesquisa Social.

Downloads

Publicado

2023-11-23