As mulheres do café no mundo do agronegócio masculinizado em Lidianópolis-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20230032

Resumo

O artigo analisou os impactos das transformações no campo e nas formas de produção agrícola. O recorte espacial é o município de Lidianópolis, localizado no centro-norte do Paraná. Priorizou-se o grupo social das “mulheres do café” e agricultoras, as quais, ainda inseridas no contexto de tradições culturais das comunidades rurais, persistem em permanecer na pequena propriedade rural,  onde o agronegócio, em particular a produção da soja, é a principal atividade econômica (2000 a 2020). Procurou-se entender os desafios enfrentados por esse grupo em meio a um contexto econômico e ideológico masculinizado. Como fontes, além de dados estatísticos e documentos de órgãos públicos local, estadual e nacional, utilizou-se da história oral.

Palavra-chave: “mulheres do café”; agrotóxicos; Lidianópolis; história ambiental e cultural.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Simone Aparecida Quiezi (UEM), Universidade Estadual de Maringá - UEM

Possui graduação em História - Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1997), graduação em Normal Superior (UEM/2009),  graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2012), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2010), graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (2013) e mestrado em História pela Universidade Estadual de Maringá (2020) e doutorando em História (UME). Atualmente é estatutária - Secretaria de Estado da Educação (SEED), professora da educação básica, exercendo a função de gestora de escola pública. Tem experiência na área de História, com ênfase em história ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Pescadores; rio Ivaí; ocupação humana da Bacia Hidrográfica do Rio Ivaí e história oral.

Vânia Inácio Costa Gomes (UEM), Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestre em História pela Universidade ­­­Estadual de Maringá, Maringá-PR, doutoranda em História pela Universidade ­­­Estadual de Maringá, Maringá-PR. Possui especialização em Ensino de Filosofia para o Ensino Médio. (UEPG) Possui graduação em História (FAFIMAN), Geografia (UEPG) e Filosofia (UEL). Professora da Educação Básica da Rede Estadual do Paraná. Integrante e pesquisadora do Laboratório de Estudos Históricos do Contemporâneo (LABEHCON/UEL).

Gilmar Arruda (UEM), Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor em História. Professor aposentado do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro dos Programas de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante e pesquisador do Laboratório de Estudos Históricos do Contemporâneo (LABEHCON/UEL). Integrante e pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Educação e História Ambiental - LEHA/UEM.

Downloads

Publicado

2023-11-23

Edição

Seção

Dossiê | Special Issue | Dossier