O cacto facheiro na alimentação escolar

Uma doce experiência em Boqueirão/PB (2002-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20240038

Resumo

Esta pesquisa analisa as memórias de pessoas do semiárido brasileiro sobre o uso do cacto facheiro na alimentação escolar de Boqueirão/PB. O objetivo é contribuir para a segurança alimentar e refletir sobre os problemas socioambientais. Acessamos essas memórias no campo da História Oral e usamos a metodologia da análise do discurso. Ao escrevermos as experiências dos boqueirãoenses, constatamos que o uso alimentar do facheiro reconfigura espaços e pode contribuir para um mundo sustentável.


Palavras-chave: História Ambiental. Sustentabilidade. Alimentação. Cacto Facheiro. Paraíba.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Carlos Silva (UFPE), Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande; Especialista em História do Brasil e da Paraíba pelas Faculdades Integradas de Patos; graduado emHistória pela Universidade Estadual da Paraíba e em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba. (josecarlosfrance@gmail.com).

Iranilson Buriti de Oliveira (UFCG), Universidade Federal de Campina Grande

Professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de História e Geografia. Doutor e Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco; graduado em História pela Universidade Federal da Paraíba. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Brasil. (iburiti@yahoo.com.br).

Downloads

Publicado

2024-10-31