Sodomitas à Mesa

Comes e bebes, sociabilidade e práticas de poder (Portugal, 1547-1698)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20240029

Resumo

O artigo, ancorado metodologicamente na perspectiva Micro-Histórica, analisa a alimentação dos sodomitas lusitanos que entre os anos 1547 e 1698 foram processados ou condenados pela Inquisição Portuguesa. Em se tratando das fontes, recorre-se tanto aos processos quanto às denúncias elencadas nos chamados Cadernos de Nefandos. Aborda-se, dentre outras questões, o uso do pão, de carnes, de frutas, doces e bebidas, além de estudar festas e banquetes a partir das relações hierárquicas vigentes na época. 

Palavras-chave: Alimentação. Inquisição. Portugal. Sodomia.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wallas Jefferson Lima (SEED-PR), Secretaria de Estado do Paraná

Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2021). Atua em pesquisas ligadas à História Moderna, com ênfase nos seguintes temas: corpo, sexualidade, moralidade e Inquisição Portuguesa. Atualmente, é professor de História da Secretaria de Estado do Paraná (SEED-PR)

Luiz Mott (UFBA), Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1968), mestrado em Etnologia pela Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1971), doutorado em Antropologia pela Universidade Estadual de Campinas (1975). Atualmente é professor titular aposentado da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Antropologia e História, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras e História das Religiões, atuando principalmente nos seguintes temas: inquisicao, homossexualidade, aids, homofobia e direitos humanos.

Downloads

Publicado

2024-10-31