A atuação do imigrante e comerciante francês Antonio Voulet no Paraná
Empreendedorismo imigrante, redes de sociabilidades e convertibilidade de capitais
DOI:
https://doi.org/10.5935/2177-6644.20250014Resumo
O artigo investiga a atuação da pequena burguesia comercial de imigrantes franceses em Curitiba no final do século XIX, com foco em Antonio Voulet, dono de um renomado restaurante. A partir de periódicos da época, analisa sua presença na esfera pública, os serviços oferecidos e suas redes de sociabilidade. Com base em Bourdieu, discute como imigrantes franceses utilizaram capital econômico, social e cultural para impulsionar a gastronomia e hotelaria. Além disso, destaca a importância da imprensa na compreensão das dinâmicas dos imigrantes urbanos no Paraná, contribuindo para os estudos sobre imigração francesa no Brasil.
Palavras-chave: Imigração Francesa. Paraná. Burguesia Comercial. Empreendedorismo Imigrante. Redes de Sociabilidades. Convertibilidade de Capitais.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 TEL Tempo, Espaço e Linguagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.