Reflexões do desterro

A condição dos refugiados no Pós-Segunda Guerra Mundial a partir do caso ucraniano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20250017

Resumo

A Segunda Guerra Mundial produziu expulsões em massa e deslocamentos por toda a Europa, entre milhares de afetados não apenas pelas calamidades, mas também em busca de um novo lar, sob perspectivas e condições de vulnerabilidade, os ucranianos foram especialmente atingidos, sobretudo no contexto da invasão ao seu território por tropas alemãs. Diante disso, buscamos melhor compreender a condição do refugiado no mundo e seus desafios contemporâneos, analisando-os sob o prisma do caso ucraniano.

Palavras-chave: Ucranianos. Refugiados. Violência.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Henrique Schlumberger Vitchmichen (UFPR), Universidade Federal do Paraná

Doutorando em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) com bolsa CAPES. Graduado em Licenciatura História pela mesma Universidade. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) eixo História. Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em História. Atualmente suas pesquisas giram em torno de processos de violência e conflitos do leste europeu, sobretudo relacionados a conjuntura ucraniana

Anderson Prado (UFPR), Universidade Federal do Paraná

Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Atualmente realiza Estágio Pós-Doutoral em História na Universidade Federal do Paraná - UFPR com bolsa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES.

Downloads

Publicado

2025-07-07

Edição

Seção

Artigos | Articles | Artículos