Prática de ensino de história e formação de professores: reflexões curriculares<br> Practice of history teaching and teacher training: curricular reflections
DOI:
https://doi.org/10.5935/2177-6644.20170025Palavras-chave:
Currículo, prática de ensino de história, disciplina escolar.Resumo
Este artigo aborda as interfaces do currículo e da prática de ensino de História, no que tange à formação de professores/as. A abordagem baseia-se nas concepções de currículo como campo de ação, no diálogo histórico da composição da disciplina escolar e acadêmica que de certa forma, influenciam os encaminhamentos do currículo prescrito e do currículo em ação. Essas questões se refletem na fundamentação analítica da prática de ensino de História, uma vez que perpassam os elementos que compõem o mosaico das diferentes experiências de formação de professores/as de História, com os múltiplos percursos e mediações histórico-didáticas.
This article discusses the interfaces of the curriculum and the practice of history teaching, with regard to teacher training/as. The approach is based on conceptions of curriculum as a field of action in the history dialog the composition of schools and academic discipline that somehow influence the referral of the prescribed curriculum and the curriculum in action. These issues are reflected in the analytical foundation of the practice of teaching history as it pervades the elements that make up the mosaic of different experiences of teacher/'s history, with multiple paths and historical-didactic mediation.
Este artículo aborda las interfaces del currículo y de la práctica de enseñanza de Historia, en lo que se refiere a la formación de profesores/as. El enfoque se basa en las concepciones de currículo como campo de acción, en el diálogo histórico de la composición de la disciplina escolar y académica que de cierta forma influyen en los encaminamientos del currículo prescrito y del currículo en acción. Estas cuestiones se reflejan en la fundamentación analítica de la práctica de enseñanza de la historia, ya que atravesan los elementos que componen el mosaico de las diferentes experiencias de formación de profesores/as de Historia, con los múltiples recorridos y mediaciones histórico-didácticas.
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