Os cristãos-novos na escrita dos livros didáticos de história: uma presença “esvaziada”<br>The new christians in history’s didactic books: an emptied presence

Autores

  • Helena Ragusa (UEL) UEL

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20170019

Resumo

 

 Este estudo é parte de uma pesquisa mais ampla e teve como finalidade discutir a presença dos cristãos-novos em alguns livros didáticos voltados para o Ensino Fundamental e Médio, no período que corresponde à chegada dos portugueses ao Brasil, sendo possível detectar a atuação destes personagens, logo de início, algo, porém, distante daquilo que a produção didática vinha apresentando, especialmente aquelas mais recentes. Por meio de um estudo comparativo, constatamos ainda que as narrativas dos manuais por nós selecionados se cruzavam em alguns aspectos, mas em outros desapareciam, o que nos causou estranhamento tendo em vista a intensa participação destes indivíduos em nossas terras. O número significativo de estudos acerca dos cristãos-novos e aqueles que se dedicam à produção didática no Brasil nos ajudaram a compor o cenário proposto sem perder de vista o livro didático como parte de uma cultura material escolar e o cristão-novo, numa perspectiva de múltiplas identidades.

 

 

 This investigation is part of a broader research project whose objective was to discuss the presence of the New Christians in didactic books employed in Brazilian schools, and its relation to the moment when the Portuguese arrived in Brazil, being possible to detect their actions at very beginning. Yet, it seems absent in Brazilian didactic production, particularly in the most recent ones. By means of a comparative study, I have concluded that the selected manuals’ narratives coincided at some points, but also diverged, a bewildering fact, given the Portuguese intense participation in Brazilian lands. The significant number of studies dedicated both to the New Christians and to Brazilian didactic production contributed to this research, which, nonetheless, did not lose sight of the didactic book as part of a school material culture and of New Christians’ multiple identities.

 

 

 Este estudio es parte de una investigación más amplia y tuvo por finalidad discutir la presencia de los nuevos cristianos en algunos libros didácticos destinados a la Enseñanza Fundamental y Media en el período que corresponde a la llegada de los portugueses al Brasil. Ya en este período fue posible detectar la actuación de estos personajes, algo, sin embargo, lejos de lo que la producción didáctica venía presentando, especialmente aquellas más recientes. Por medio de un estudio comparativo, constatamos todavía que las narrativas de los manuales por nosotros seleccionados se cruzaban en algunos aspectos, pero en otros desaparecían, lo que nos causó admiración, considerando la intensa participación de estos individuos en nuestras tierras. El número significativo de estudios acerca de los nuevos cristianos y aquellos que se dedican a la producción didáctica en Brasil nos ayudaron a componer el escenario propuesto sin perder de vista el libro didáctico como parte de una cultura material escolar y el nuevo cristiano, en una perspectiva de múltiples identidades.

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Biografia do Autor

Helena Ragusa (UEL), UEL

Departamento de História

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Publicado

2018-02-01