Os homens de negócio e a construção do Estado na província do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20210005

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar a atuação dos homens de negócio na praça comercial do Maranhão sob a perspectiva da construção do novo Estado do Brasil. Após sofrerem reveses com a Independência ocorre o reposicionamento político dos negociantes, onde, dentre outras coisas, se empenharam em demonstrar publicamente a fidelidade ao recém-criado Império do Brasil. Busca-se compreender as estratégias utilizadas por esses personagens para manterem, além do poderio econômico, suas influências políticas na região.

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Biografia do Autor

Luisa Moraes Silva Cutrim (UFJF), Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Licenciada em História pela Universidade Estadual do Maranhão. Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Doutoranda em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Integrante do Núcleo de Estudos do Maranhão Oitocentista (UEMA) e do Laboratório de História Econômica e Social (LAHES/UFJF). 

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Publicado

2021-11-01

Edição

Seção

Dossiê | Special Issue | Dossier