Uma proposta de abordagem sobre a Independência do Brasil nas aulas de graduação em história
DOI:
https://doi.org/10.5935/2177-6644.20210006Resumo
Este artigo objetiva apresentar uma síntese explicativa sobre a Independência do Brasil. A partir da experiência docente, nas aulas de graduação em história, pretendo discutir a independência como um processo histórico, destacando o colapso do colonialismo, a chegada da Corte portuguesa em 1808 e a criação de um Estado independente a partir de 1822. Nossa intenção é compreender o caráter e os desdobramentos da independência como a vitória do projeto imperial bragantino, ocorrida através do debate político e também da expressiva luta civil até meados do século XIX, com a conservação da ordem social e integridade territorial.
Métricas
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.