Modernidade e exclusão social na urbs viciosa

Curitiba, início do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20210028

Resumo

 

Resumo: O objetivo deste artigo é analisar crônicas do periódico O Paraná, publicado em Curitiba entre 1907 e 1911, a fim de desvelar certas sensibilidades modernas do período. Sensibilidades estas, impressas nas palavras dos cronistas, atentos aos perigos e contradições da modernidade (como os espaços de progresso e de exclusão da cidade) mas, ao mesmo tempo, seduzidos por ela.

 

Palavras-chave: Modernidade; Exclusão Social; Curitiba.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Amanda Corrêa Tortato (UFPR), Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Cursou Direito na Universidade Positivo(UP). Cursou História, Memória e Imagem na Universidade Federal do Paraná.(UFPR). Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná(UFPR), vinculada a linha de pesquisa Arte, Memória e Narrativa. 

Otávio Weinhardt (USP), Universidade de São Paulo - USP

Doutorando em Filosofia e Teoria Geral do Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de São Paulo (PPGD/USP). Mestre em Direito do Estado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (PPGD/UFPR). Mestre em História - Espaços & Sociabilidades pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PPGHIS/UFPR). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do curso de Direito da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Alta Floresta. Membro do Núcleo de Pesquisa História, Direito e Subjetividade, do PPGD/UFPR. Associado ao Instituto Brasileiro de História do Direito (IBHD).

Downloads

Publicado

2021-12-02