A Língua Portuguesa na matriz de referência da redação do ENEM
Uma análise Decolonial sobre a competência 1
DOI:
https://doi.org/10.5935/2177-6644.20220010Resumo
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma avaliação que tem como objetivo avaliar o rendimento dos egressos da última etapa da educação básica. Ele é também um critério para ingresso no ensino superior. A redação é uma das formas que ele se propõe a avaliar os alunos, tendo uma prova específica para tal feito. Nesta prova, um dos critérios da matriz de referência (ou matriz de correção), indicados pela competência 1, está a língua portuguesa. Observado o exposto, o presente estudo objetiva fazer uma análise de perspectiva decolonial sobre como essa matriz promove a manutenção da colonialidade por meio da língua e, por assim ser, nivela, hierarquiza e disciplina corpos em prol de um estabelecer uma forma apenas de conceber a língua.
Métricas
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.