Imigrar/imaginar
O deslocar-se como experiência estética e impulso artístico-pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.5935/2177-6644.20230038Resumo
A partir de uma revisão narrativa com análise interpretativa questionamos aqui como as artes visuais se relacionam com o deslocamento humano e exploramos possíveis respostas no cruzamento de suas dimensões criadora (produção dos artistas) e pedagógica (pesquisa e ensino de arte). Primeiro, definimos tipos de deslocamentos e modos do deslocado se lançar frente à realidade. Depois, a partir do trabalho de diferentes artistas e educadores, defendemos que o deslocamento, seja por motivação pessoal ou crises externas, pode ser um impulso para a criação artística, uma experiência estética em si e que pode lançar o deslocado a reflexões e aprendizados, mas sempre observando criticamente suas causas para evitar a romantização ingênua do mesmo.
Palavras-chaves: Artes Visuais. Ensino. Deslocamento humano.
Métricas
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 TEL Tempo, Espaço e Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.