Moda ecológica

Representações sobre ecologia na revista Vogue Brasil (1992-2012)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20250019

Resumo

O presente texto analisa  as representações sobre ecologia na revista Vogue Brasil no decorrer da “era da ecologia” no Brasil (1992-2012) nas edições nº 188 (abril de 1992), nº 191 (julho de 1992), nº 411 (novembro de 2012) e nº 412 (dezembro de 2012), comparando o tratamento da temática ecológica nas publicações de 1992, ano da ECO-92, e de 2012, ano da Rio+20. As discussões são amparadas, metodologicamente, nos estudos culturais e nos teóricos que tiveram como foco a imprensa periódica. A análise avaliou a frequência e o contexto em que a ecologia é mencionada, revelando que, em 1992, a revista abordava explicitamente temas ecológicos por meio de artigos e editoriais. Já em 2012, a ecologia tornou-se um pano de fundo estético, sem discussões diretas, evidenciando uma mudança de abordagem. O estudo contribui para a compreensão do papel da mídia de moda na promoção das representações ecológicas no Brasil.

Palavras-chave: Vogue Brasil. Ecologia. Mídia de Moda. ECO-92. Rio+20. Revista de Moda.

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Biografia do Autor

Fernanda Tiosso Sampaio (UEM), Universidade Estadual de Maringá

Atualmente é Doutoranda em História da Cultura na Universidade Estadual de Maringá. Anteriormente, atuou como Docente nos cursos de: bacharelado em Moda da Universidade Estadual de Maringá, Tecnologia em Design de Moda na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Apucarana, bacharelado em Design de Moda na Faculdade FACEC - Cianorte e lecionou disciplinas no programa de pós-graduação Lato Sensu no curso de Design de Moda: gestão e desenvolvimento de produtos. Possui Mestrado (2017) em Design de Moda pela Universidade da Beira Interior (Covilhã/Portugal) com defesa da Dissertação intitulada "Moda e Teoria Queer: Por uma Moda emancipada e emancipatória." sob orientação do Prof. Doutor José Mendes Lucas. É Especialista (2015) em Arte Educação pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" em Presidente Prudente, com a Monografia: "Cinema e relações de gênero: TOMBOY e a desconstrução da identidade na afirmação da diferença." sob orientação do Prof. Doutor Cláudio Benito Oliveira Ferraz. Possui Bacharel em Design de Moda (2014) pela UNIESP - Instituto Educacional de São Paulo, cursou parte da graduação na UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, (2011 - 2012). Também concluiu Bacharelado em Direito (2008), pelas Faculdades Integradas Antonio Eufrásio de Toledo (2008) com defesa de Monografia "As abusividades da publicidade e o público infantil."

Rodrigo dos Santos (UNIR), Universidade Federal de Rondônia

Graduado em História (UNICENTRO) e Sociologia (UNINTER). Especialista em Educação do Campo (ESAP) e Docência do Ensino Superior (UNOPAR). Mestre em História (UNICENTRO). Doutor em História (UEM). Atualmente é docente do Departamento Acadêmico de História da  Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Campus Rolim de Moura.

http://lattes.cnpq.br/3733336905025872

 

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Publicado

2025-07-07

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Artigos | Articles | Artículos