Moda ecológica
Representações sobre ecologia na revista Vogue Brasil (1992-2012)
DOI:
https://doi.org/10.5935/2177-6644.20250019Resumo
O presente texto analisa as representações sobre ecologia na revista Vogue Brasil no decorrer da “era da ecologia” no Brasil (1992-2012) nas edições nº 188 (abril de 1992), nº 191 (julho de 1992), nº 411 (novembro de 2012) e nº 412 (dezembro de 2012), comparando o tratamento da temática ecológica nas publicações de 1992, ano da ECO-92, e de 2012, ano da Rio+20. As discussões são amparadas, metodologicamente, nos estudos culturais e nos teóricos que tiveram como foco a imprensa periódica. A análise avaliou a frequência e o contexto em que a ecologia é mencionada, revelando que, em 1992, a revista abordava explicitamente temas ecológicos por meio de artigos e editoriais. Já em 2012, a ecologia tornou-se um pano de fundo estético, sem discussões diretas, evidenciando uma mudança de abordagem. O estudo contribui para a compreensão do papel da mídia de moda na promoção das representações ecológicas no Brasil.
Palavras-chave: Vogue Brasil. Ecologia. Mídia de Moda. ECO-92. Rio+20. Revista de Moda.
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