Além das fronteiras

Mulheres, Diplomacia Cultural e Relações Internacionais nos Séculos XIX e XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20250010

Resumo

Este estudo busca realizar uma análise da atuação diplomática feminina não oficial no período de transição do governo imperial para a república brasileira. A pesquisa, fundamentada em fontes periódicas e bibliográficas, possibilitou o mapeamento da atuação de mulheres da nobreza como verdadeiras embaixadoras culturais da época. Elas foram responsáveis pelo estreitamento de laços, pelo intercâmbio entre diferentes nações e, também, por atuarem como porta-vozes da construção da identidade nacional.


Palavras-chave: Nova História Diplomática. Embaixadoras Culturais. História das Mulheres

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Melissa Vicente (FGV), Fundação Getúlio Vargas

Doutoranda em História, Política e Bens Culturais do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC - FGV) - Qualificada em 19.11.2024. Possui Mestrado em Educação (2008) e Licenciatura Plena em História (2001) pela Universidade Católica de Santos. Professora nos cursos de História, Relações Internacionais e Pedagogia da Universidade Católica de Santos. Realiza projetos de pesquisa nas áreas de Diplomacia Cultural, História da Educação e História das Mulheres. Membro do Grupo de Trabalho Regional História e Relações Internacionais da Associação Nacional de História (ANPUH-SP). Experiência em projetos de extensão, como as dinâmicas de Simulação das Nações Unidas. 

Ana Carolina Ribeiro Sacramento (UNISANTOS), Universidade Católica de Santos

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Tecnica Estadual Dona Escolastica Rosa(2018). Atualmente é Estudante pesquisadora da Universidade Católica de Santos.

Downloads

Publicado

2025-07-07

Edição

Seção

Dossiê | Special Issue | Dossier