Curtindo a morte
Interações de usuários com notícias que veiculam óbitos na internet
DOI:
https://doi.org/10.5935/2177-6644.20250028Resumo
A morte, enquanto experiência universal, encontra na internet novas mediações e representações. Este artigo objetiva explorar interações de usuários em postagens que veiculam óbitos na internet através dos emojis de reação do Facebook. Para tal, através da netnografia, foi possível mapear notícias em páginas que publicizaram óbitos de diversas estratificações sociais. Os resultados demonstram que as postagens mobilizam amplo espectro de emoções e engajamentos sobre determinadas mortes e formas de morrer. A conclusão aponta para cibermutirões nos anúncios fúnebres, distribuídos de maneira generalizada, mas desigual no ambiente virtual.
Palavras-chave: Morte. Mídia. Redes Sociais. Facebook. Internet.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 TEL Tempo, Espaço e Linguagem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.