Curtindo a morte

Interações de usuários com notícias que veiculam óbitos na internet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2177-6644.20250028

Resumo

A morte, enquanto experiência universal, encontra na internet novas mediações e representações. Este artigo objetiva explorar interações de usuários em postagens que veiculam óbitos na internet através dos emojis de reação do Facebook. Para tal, através da netnografia, foi possível mapear notícias em páginas que publicizaram óbitos de diversas estratificações sociais. Os resultados demonstram que as postagens mobilizam amplo espectro de emoções e engajamentos sobre determinadas mortes e formas de morrer. A conclusão aponta para cibermutirões nos anúncios fúnebres, distribuídos de maneira generalizada, mas desigual no ambiente virtual.


Palavras-chave: Morte. Mídia. Redes Sociais. Facebook. Internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elisa Gonçalves Rodrigues (UFPA), Universidade Federal do Pará

Doutoranda e Mestra em Antropologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Pará (PPGSA-UFPA). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisadora vinculada à Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Pesquisadora vinculada e membro da diretoria (2025-2029) da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Antropologia da Morte (GEAM). Integrante do Grupo de Pesquisa Antropologia das Paisagens: memórias e imaginários na Amazônia (NAVERRÂNCIAS) e do Núcleo de Antropologia Urbana (Lab-Nau-USP). Tem experiência nas áreas de Antropologia e Estudos Cemiteriais, especialmente nos seguintes temas: Antropologia da Morte, das Emoções e Urbana, Imaginário, Memória, Sociabilidades entre humanos e não-humanos, Morte, Luto, Ritos Funerários e Santos Populares/Milagreiros.

João Marcelo Silva de Oliveira (UFPA), Universidade Federal do Pará

Mestrando em Ciência da Computação na Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduado em Matemática (UFPA) e Sistemas de Informação (UFPA). Pesquisador vinculado ao Human Interaction with Technologies Research Group (HIT). Possui interesse em: Interação Humano-Computador; Desinformação; Redes Sociais.

Downloads

Publicado

2025-11-17