O cinem soviético como arena<br><i>The soviet cinema as arena<br><i>El cine soviético como arena
DOI:
https://doi.org/10.5935/2177-6644.20160006Palavras-chave:
cinema, campus, habitus, resistência, URSS.Resumo
Resumo: Entre os anos de 1936-38 a URSS passou pela pior fase do stalinismo, conhecida como a Grande Purga. A imensa maioria dos 780 mil fuzilamentos dos vinte e nove anos da Era Stalin ocorreu naqueles três anos. Em 1938 estreou nos cinemas o filme Volga-Volga, de Grigori Aleksandrov. Uma comédia musical satírica. A não observância das regras escritas e não escritas pelo regime e indústria cinematográfica resultavam em diferentes obstáculos ou represálias aos responsáveis. No entanto, existia um espaço de manobra grande o suficiente para permitir o deboche com a realidade do país. Os conceitos de agência formulados por Bourdieu e trabalhados por Thompson permitem explicar como uma obra crítica, indiferente às regras impostas pelo realismo socialista, conseguiu atravessar a censura e resultou para seu realizador em amplo reconhecimento. Ao conjugar de maneira inteligente a resistência dentro de limites tacitamente aceitos, a adesão parcial aos preceitos do regime, a narrativa simples com discretos elementos elaborados, o diretor criou um dos maiores sucessos do cinema da União Soviética. Os conflitos de Sergei Eisenstein com a censura compõem o outro lado desse jogo de interesses.
Palavras-chave: Cinema. Campus. Habitus. Resistência. URSS.
Abstract: Between 1936-38 the USSR was the worst phase of Stalinism, known as the Great Purge. The vast majority of the 780,000 executions of the 29 years of the Stalin Era occurred in those three years. In 1938 the film premiered in theaters Volga-Volga, Grigori Aleksandrov. A satirical musical comedy. Failure to comply with written and unwritten rules by the government and film industry resulted in different obstacles or reprisals to those responsible. However, there was room for maneuver large enough to allow debauchery with the reality of the country. The concepts of agency formulated by Bourdieu and worked for Thompson explain how a permit, indifferent to the rules imposed by socialist realism, critical work got through censorship and led to widespread recognition for its director. By combining intelligently resistance within limits tacitly accepted, partial adherence to the precepts of the scheme, the simple narrative with discrete elements drawn, the director created one of the biggest hit films of the Soviet Union. Sergei Eisenstein's conflicts with censorship make up the other side of this interplay of interests.
Keywords: Cinema. Field. Habitus. Resistance; USSR.
Resumen: Entre los años 1936-38 la URSS pasó por la peor fase del estalinismo, conocida como la Gran Purga. La inmensa mayoría de los 780 mil fusilamientos de los 29 años de la Era Stalin ocurrieron en esos tres años. En 1938 estrenó en los cines la película Volga-Volga, de Grigori Aleksandrov. Una comedia musical satírica. La no observancia de las reglas escritas y no escritas por el régimen y la industria cinematográfica resulta en diferentes obstáculos o represalias a los responsables. Sin embargo, existía un espacio de maniobra lo suficientemente grande para permitir la burla con la realidad del país. Los conceptos de agencia formulados por Bourdieu y trabajados por Thompson permiten explicar cómo una obra crítica, indiferente a las reglas impuestas por el realismo socialista, logró atravesar la censura y resultó para su realizador en amplio reconocimiento. Al combinar de manera inteligente la resistencia dentro de límites tácitamente aceptados, la adhesión parcial a los preceptos del régimen, la narrativa simple con discretos elementos elaborados, el director creó uno de los mayores éxitos del cine de la Unión Soviética. Los conflictos de Sergei Eisenstein con la censura componen el otro lado de ese juego de intereses.
Palabras clave : Cine. Campus. Habitus. Resistencia. URSS.
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