BATALHA DE POEMAS: O PAPEL DA AFETIVIDADE NO ENSINO E DIVULGAÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS
Palavras-chave:
Divulgação científica, Ensino de Geociências, Geopoética, Motivação Afetiva, Performances artísticasResumo
A Batalha de poemas é um jogo pedagógico de estratégia, sendo uma das formas de performances geopoéticas desenvolvidas, aplicadas e analisadas pelo grupo GeoTales – UNIRIO com o intuito de despertar o interesse pela Geologia e Paleontologia por meio de uma motivação afetiva. O objetivo da Batalha de poemas é correlacionar as performances geopoéticas com os conceitos de Geociências. Este jogo já foi aplicado com 185 alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio em instituições de ensino e no Museu de Ciências da Terra. Analisando as aplicações deste jogo, foi demonstrado como o fator afetivo se faz presente na re(significação) dos conceitos de Geociências por meio de uma aproximação entre esses dois mundos: o do cotidiano e o das Geociências.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Os autores autorizam a distribuição para indexadores e repositórios institucionais, com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista. Autores são estimulados a distribuir a versão on line do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.