BATALHA DE POEMAS: O PAPEL DA AFETIVIDADE NO ENSINO E DIVULGAÇÃO DAS GEOCIÊNCIAS
Keywords:
Divulgação científica, Ensino de Geociências, Geopoética, Motivação Afetiva, Performances artísticasAbstract
A Batalha de poemas é um jogo pedagógico de estratégia, sendo uma das formas de performances geopoéticas desenvolvidas, aplicadas e analisadas pelo grupo GeoTales – UNIRIO com o intuito de despertar o interesse pela Geologia e Paleontologia por meio de uma motivação afetiva. O objetivo da Batalha de poemas é correlacionar as performances geopoéticas com os conceitos de Geociências. Este jogo já foi aplicado com 185 alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio em instituições de ensino e no Museu de Ciências da Terra. Analisando as aplicações deste jogo, foi demonstrado como o fator afetivo se faz presente na re(significação) dos conceitos de Geociências por meio de uma aproximação entre esses dois mundos: o do cotidiano e o das Geociências.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Revista Terr@ Plural will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion, and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The authors get permission to publish the contribution in other media, printed or digital, it may be in Portuguese or translation since the publication is credited to Revista Terr@ Plural. It allows the self-archiving of published articles in institutional repositories, thematic repositories, or personal web pages in the pdf version downloaded from the journal's site.